A autora da proposição, vereadora Mazéh Silva, justifica a necessidade urgente de aquisição do veículo devido ao cenário de seca e escassez de água em Cáceres, com o rio Paraguai apresentando nível d'água muito abaixo da média e se encaminhando para os menores valores já observados para este período do ano desde 1965 - situação noticiada até mesmo por órgãos federais e a mídia nacional.
Na indicação de Mazéh explica-se que o caminhão-pipa, também conhecido como caminhão-tanque, é um veículo equipado com um reservatório de água, podendo ser usado para diversas funcionalidades como irrigação, controle de poeira, lavagem de ruas, limpeza de pavimentos asfálticos, terraplenagem e abastecimento de água, entre outras utilidades.
A vereadora ainda enfatiza as dificuldades enfrentadas por moradores em locais periféricos com muita poeira, que provoca crises alérgicas a idosos e crianças.
O nível atualizado no dia 5 de agosto era de apenas 54cm, quando o esperado era 1,73m; na mesma data em 2020, que já havia registrado recorde negativo, o nível era de 85cm. Assim, o caminhão-pipa servirá de complemento emergencial para remediar crises hídricas nos pontos mais críticos de Cáceres.