Uma proposição aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária de segunda-feira (16) indica ao Executivo Municipal que faça a adesão com urgência de Cáceres ao Agroestradas - Programa Estadual de Apoio à Pavimentação de Rodovias e Construção de Pontes em Estradas Vicinais, oferecendo prioritariamente, como contrapartida, o uso dos maquinários próprios, mão-de-obra, cascalho e recursos financeiros, para utilizar o máximo do programa nos próximos 18 meses.
O autor da proposição, vereador Cézare Pastorello, elabora a intenção: considerando a necessidade de melhorar as condições de tráfego nas rodovias vicinais, reduzir os custos com manutenção e melhorar a qualidade de vida da população, o Governo do Estado de Mato Grosso criou o Agroestradas por meio do Decreto Estadual nº 1.066, de 10/08/2021.
O programa autoriza a adesão de municípios para a melhoria de sua infraestrutura rural, principalmente de estradas vicinais e pontes, se comprometendo a custear 50% do valor total.
Pastorello explica que Cáceres tem um parque de maquinário que atende os requisitos de contrapartida (art. 3º do Decreto 1.066), além de ter Legislação Municipal apta a reforçar a contrapartida com a participação dos próprios produtores rurais, se necessário.
Dessa forma, juntando esforços do Governo de Mato Grosso, município e produtores, o vereador acredita ser possível incrementar consideravelmente a infraestrutura da zona rural da cidade.