Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cáceres (APAE) completa 45 anos de trabalhos prestados ao município. Fundada em 31 de agosto de 1976, o Movimento Apaeano teve a iniciativa de vários cidadãos de bem e representantes do Rotary Club de Cáceres que, imbuídos do espírito humanista fundaram a Escola Estadual Rotariana “Dr. José Monteiro da Silva.
Nesses 45 anos, a história da APAE foi construída por muitas mãos voluntárias que deram suas contribuições, entre esses baluartes citamos: Natalino Ferreira Mendes, Irênio Lima Fernandes, Jefferson S. Souza, João Porto Rodrigues, Astrogelio Homem de Mello, Vanilda Castrillon Mendes, Leo Tercio Sperb, José Rodrigues Fontes, Antônio Carlos Souto Fontes, Joaquim da Cunha Fontes, Marino Souto Fontes, Rulis de Jesus Fontes, José Márcio Menezes, Maridalva Vignardi, Joaquim Castrillon, Maria Monteiro, Frei Wilhelmus Theodorus Maria Sterke (Frei Gumaru), entre outros que deram seguimento aos trabalhos da Associação que cresceu ao longo desses anos se tornando uma das instituições mais importantes da cidade e uma referência no atendimento à pessoa com deficiência na região.
Atualmente, sob a presidência do empresário Claudio Oliveira e da Diretora Fabiana Patrícia Doro, a instituição presta acompanhamento a 115 pessoas com deficiência, visando sempre o atendimento precoce do caso, dando-lhe orientação adequada. Para isso, a APAE conta com uma equipe especializada composta por profissionais da área da saúde, educação e assistência social.
De acordo com Fabiana Doro, Diretora da APAE, os Projetos desenvolvidos na atual Gestão vêm proporcionando uma melhor qualidade de vida aos assistidos e suas famílias. “A entidade oferece aos alunos atividades esportivas, cultural, educação profissional, assistência social e brinquedoteca. Também busca parcerias para os serviços de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia”.
Ela ainda explica que para este ano, pretende-se reativar alguns projetos como: cozinha experimental, estimulação precoce de 0 a 5 anos e laboratório de informática.
Para o presidente Claudio Oliveira, que assumiu a entidade em janeiro de 2020, foram momentos difíceis e de muita transformação, com o termino das aulas presenciais e início da Pandemia da Covid 19; os trabalhos internos não pararam na diretoria da Associação e da Escola Especial, buscando parcerias e convênios, renovando cadastros com entidades, buscando verbas públicas, enfim o apoio e confiança de toda comunidade civil e pública.
A data terá celebração interna com os alunos, obedecendo todos os protocolos de segurança em virtude da pandemia.
Fabiana Doro – Diretora da Escola da APAE (Foto: Wilson Kishi)