Um dia após a prefeitura de Cáceres divulgar que intensificaria sua atuação na fiscalização de animais de grande porte, equinos e bovinos, soltos nas vias públicas da cidade, a secretaria municipal de Fazenda, nesta quarta-feira (27), realizou a apreensão de 09 animais localizados na rua das Maravilhas, trecho de intenso tráfego, próximo ao SESI.
Prontamente a notícia se espalhou e os proprietários tomaram ciência do ocorrido, momento em que solicitaram a soltura dos animais.
A Fiscalização de Obras, Posturas e Ambiental da Secretaria de Fazenda emitiu nove advertências - referentes aos equinos apreendidos - por escrito conforme previsão na lei nº 2.772, de 10 de julho de 2019 e liberou os animais aos donos, sob pena de multa no valor de R$786,66 em caso de reincidência.
O Secretário de Fazenda Vitor Miguel de Oliveira enfatiza que mais importante que multar os proprietários é conscientiza-los do perigo desta prática e retirar os animais de circulação, pois oferecem risco de acidentes com veículos e pedestres. “Nossa fiscalização vai continuar atenta para coibir este tipo de situação. Primeiro advertimos, mas na reincidência multamos. Os animais têm reações imprevisíveis e a presença deles soltos pela cidade pode causar acidentes graves”, avaliou o secretário.
Vitor Miguel, Informou ainda que todo animal (equino ou bovino) flagrado em via ou logradouro público será apreendido e recolhido para local específico. “ O proprietário, será notificado e arcará com às custas de diária e transporte, e estará sujeito à multa”, ajuizou o secretário.