A prefeitura de Cáceres aderiu no último mês de agosto, ao Programa Federal “Time Brasil”, criado em 2019 pela Controladoria Geral da União – CGU, para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.
Somente dois municípios de Mato Grosso participam da ação, Cáceres e Sorriso.
Segundo o Controlador Geral do município de Cáceres, Robson Máximo da Costa, o Time Brasil possui três eixos fundamentais, Transparência, Integridade e Participação Social. O controlador observou que o programa atua de forma cooperativa e voluntária entre os parceiros, neste caso o município de Cáceres e a CGU.
Robson informou que o eixo escolhido pela prefeita Eliene Liberato Dias, foi a transparência. “Com esta adesão temos como meta desenvolver a eficácia na administração pública, de forma responsável e transparente em todos os níveis”, pontuou Robson.
A prefeita Eliene Liberato Dias, disse que escolheu esta linha principal porque a gestão pública precisa de transparência, e é através dela que os atos públicos são conhecidos pela população. “Ela é uma ferramenta desenvolvida para que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha participação ativa nas políticas públicas do município”, enfatizou Eliene Liberato.
A administradora informou que ao aderir o programa, a prefeitura elaborou um plano de ação a partir de um grupo de trabalho designado por ela. ”Ao formular um plano de ação, os municípios que aderem contam com o apoio da CGU para auxiliar da melhor forma no cumprimento de todos os itens apontados no documento” ressaltou Eliene.
O site da Controladoria Geral da União, traz em um link o detalhamento do plano de atuação de Cáceres, para ações de transparência, integridade e participação social.