A prefeitura de Cáceres, apesar de todas as mudanças no ensino, necessárias durante a pandemia da covid-19, continua sua parceria com a Polícia Militar para desenvolvimento do Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas, que atua junto à comunidade escolar com atividades preventivas de orientação e conscientização em relação ao tema.
O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar com a escola e a família, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.
Em 2021, duas escolas municipais receberam o programa, Novo Oriente – no bairro Santo Antônio, e Isabel Campos – Jardim Marajoara.
Na tarde da última sexta-feira (05), a secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues da Silva, recebeu em seu gabinete Policiais Militares que coordenam e realizam o Proerd no município e o vereador Leandro dos Santos, um incentivador do mesmo.
Segundo Liamara a visita foi para apresentação do projeto, seus passos e resultados em Cáceres.
Liamara disse que com o programa os alunos recebem em sala de aula Policiais Militares, que mostram a eles a importância de tomar boas decisões na vida, ficando longe das drogas, da violência, de outros comportamentos perigosos e mais perto da família e dos estudos.
“É uma excelente ação pedagógica, este ano por ficarmos muito tempo apenas nas atividades remotas, só foi possível realizar essa parceria em duas escolas. Hoje o vereador Leandro dos Santos e integrantes da PM vieram solicitar uma maior abrangência em 2022”, explicou Liamara.
A secretária garantiu que mais escolas vão aderir o Proerd em 2022 e com a formalização de uma nova parceria vai garantir apoio e compromisso da prefeitura, através da SME, na realização das aulas e na estrutura das formaturas.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, o Proerd é um excelente programa porque trabalha com a sensibilização de crianças e adolescentes para que os mesmos desenvolvam hábitos saudáveis de vida. “É salutar na formação de uma sociedade mais justa, a abertura para as iniciativas e parcerias que venham contribuir na formação do cidadão. Neste caso, uma pedagogia preventiva contra as drogas e a violência, tem contribuído muito ao longo desses anos na formação da infância e da juventude, a Polícia Militar está de parabéns”, avaliou Eliene.
Um dos precursores do Proerd em Cáceres, o Tenente PM Paulo Jatobá, avaliou positivamente a parceria com a prefeitura e a sociedade cacerense. Jatobá admitiu que é sempre muito produtivo e gratificante trabalhar com crianças e adolescentes em atividades que contribuem para a valorização da vida. “Nesses 21 anos de existência em Cáceres, o Proerd na escola atua na integração social com lições que abordam noções de cidadania, e contribuiu na formação de milhares de estudantes, por isso ele não pode parar e a parceria com o município é imprescindível para sua realização”, finalizou Jatobá.