Secretária de Ação Social do município de Cáceres, Fabíola Santos Lucas informou que os cartões do Programa Ser Família Emergencial que começam a ser disponibilizados a partir de amanhã (10), são novos cartões que irão substituir os anteriores, às pessoas que já estão incluídas no programa do governo estadual. "É uma troca de cartões para a prorrogação do benefício. Não há novos contemplados e nem inscrições abertas para cadastro".
O Diário de Cáceres procurou a Ação Social para dirimir dúvidas devido ao grande número por procura de informações a respeito dos cartões.
Fabíola esclarece também que não está disponibilizada uma lista de contemplados, portanto, as mesmas pessoas que tiveram o benefício concedido e retiraram seus cartões anteriormente, devem procurar os locais indicados para a retirada do novo cartão. "Dos cerca de 5 mil contemplados com o Ser Família, 200 pessoas não buscaram seus cartões. Essas, perderam o benefício, não há como recorrer". O valor do benefício que era de 150 reais mensais, mudou para 200 reais, mas o recebimento, que era mensal, passou a ser bimestral. Ou seja, os contemplados passam a receber 200 reais mês sim, mês não.
Outra pergunta frequente recebida pelo site se refere a novos benefícios. A secretária explicou que não há inscrições abertas para nenhum programa assistencial por ora, e orienta a todos que mantenham atualizado o cadastro no CAD Único, do governo federal. Cáceres tem 16 mil inscritos no Cad Único. "O Governo Federal não está incluindo nem excluindo pessoas, desde o início da pandemia. Temos que esperar por novas orientações".
A entrega dos cartões do Ser Família começam na quarta-feira dia 10. Veja locais e demais orientações:
Beneficiados que iniciam seus nomes com letras de A ao F, irão retirar seus cartões no Cecad, situado na rua Marechal Deodoro, no Ganha Tempo das 07h30 às 13h30.
Já pessoas que começam seus nomes nas letras G ao L, receberão no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 1, na rua Ouro Verde, bairro DNER, das 08 às 16 horas, e das letras M ao R no CRAS 2, na avenida General Osório, bairro São Luiz (em frente ao La Barca) das 08 às 11 horas.
E os beneficiários que tem no início de seus nomes as letras S ao Z, irão receber seus cartões no CREAS, localizado na rua dos Operários, nº 600 , centro , das 08 às 16 horas.
*o uso de máscaras e distanciamento continuam obrigatórios