Ucmmat: Vereadores elegem 1ª mulher presidente
Por Diário de Cuiabá
06/12/2012 - 10:28
A vereadora de Colíder Ismaili Donassan (PSD) é a nova presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). Ela foi eleita na tarde de ontem (5) com 246 votos, derrotando a adversária, vereadora de Guarantã do Norte, Edileuza Oliveira (PTC). Esta será a primeira vez que uma mulher comandará a instituição.
Nos próximos dias, Donassan se reunirá com o atual presidente da Ucmmat, Unírio Schirmer, o “Ratinho”, para dar início ao processo de transição e já se prepara para pôr em prática as propostas que apresentou durante a campanha, como a de construir uma nova sede para a instituição.
A sede atual está localizada na Rua Joaquim Murtinho, em Cuiabá, e a intenção é que a nova seja construída no Centro Político Administrativo (CPA), em um terreno doado pelo governo do Estado. Para realizar a obra, a vereadora conta com apoio de deputados. Segundo ela, R$ 400 mil, provenientes de emendas parlamentares, já estão assegurados para a finalidade.
A vereadora pretende ainda realizar encontros regionais para garantir o atendimento dos pleitos dos vereadores. “Vamos valorizar os vereadores, participar de debates junto aos demais poderes e promover a defesa dos parlamentares municipais perante o governo e defesa das Câmaras Municipais em processos no Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, promete.
A melhoria da autonomia contábil e jurídica da entidade e a luta contra a aprovação da “PEC dos Vereadores”, que prevê a retirada dos subsídios dos parlamentares municipais de cidades com menos de 50 mil habitantes, são outros compromissos firmados pela social-democrata.
Durante a campanha, Donassan recebeu apoio de membros das bancadas federal e estadual de Mato Grosso, classificados por ela própria como essenciais para sua vitória.
“Estou muito feliz com a oportunidade de presidir a instituição e vou desenvolver ações voltadas para os vereadores que precisam ser muito bem representados”, disse, após divulgação do resultado da eleição. Dos 1,1 mil vereadores de Mato Grosso, cerca de 800 estavam aptos a votar. Ismaili Donassan será empossada no cargo em 22 de março de 2013 e permanecerá no cargo durante dois anos.
Atual tesoureira da entidade, a social-democrata é advogada e está em seu terceiro mandato como vereadora de Colíder. Em 2004, quando tinha 18 anos, foi eleita a vereadora mais jovem do país.