A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Agricultura, entregou uma estrutura completa para montagem de uma fábrica de farinha industrial e um trator com grade para Associação de Moradores de Vila Aparecida que atenderá 11 comunidades locais.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, afirmou que é necessário esse apoio aos pequenos produtores. “A nossa região é uma grande consumidora de farinha de mandioca, polvilho e outros derivados da mandioca, os produtores têm a oportunidade com o trator de gradear a terra e depois se organizarem nos dias para usarem a fábrica”, Eliene ainda disse que “esse é um dos tripés de um planejamento extenso para alavancar a economia local, pretendemos comprar a alimentação escolar dos pequenos agricultores, além dos 30% que é previsto por lei e também em parcerias com outras instituições como Sebrae, Senai, Empaer e o Consórcio Nascentes do Pantanal, vamos capacitar em diversas áreas, é importante que as associações também se organizem e estejam com as documentações necessárias para vender ao município”.
O secretário de Agricultura, Wilson Sato, agradeceu o apoio que recebeu do Deputado Federal Dr Leonardo. “Graças ao Deputado Leonardo, nós estruturamos a Secretaria com vários projetos técnicos, patrulhas mecanizadas, para poder apoiar os pequenos produtores, agora os pequenos produtores vão começar a colher os frutos dessa estruturação”.
Para o presidente da Associação, Edevaldo Farias, a farinheira e o trator são uma grande conquista. “Renovamos nossas esperanças, em nome de mais de 200 famílias que vão usufruir dessa estrutura agradeço ao vereador o Professor Domingos, que busca constantemente políticas públicas para incentivar a agricultura local e ao secretário Sato, aos Deputados Leonardo, Saturnino e em especial a nossa prefeita Eliene, que entende que ‘juntos somos mais forte’ e sempre nos apoia”, seu Edevaldo contou que a farinheira será instalada em um local da Associação que ainda está sendo construído e que os técnicos da Prefeitura estão orientando o processo do plantio da mandioca.
As comunidades participantes são: Vila Aparecida, Flor da Mata, Seputuba, Guanandi, Santana, Bocania do Cascavel, Água Branca, Bezerro Branco, Lagoa da Onça, Capão Verde e Furna do Marimbundo.