Servidores do município de Cáceres, já estão com os salários do mês de janeiro debitados em suas contas desde esta sexta-feira, 28/01. Porém, desta vez, os proventos vieram com um acréscimo de 14.35% incorporado através do Reajuste Geral Anual (RGA), confirmado pela prefeita Eliene Liberato Dias. A reposição, a maior do estado de Mato Grosso, compreende o período de perdas de janeiro de 2020 a outubro de 2021 e foi aprovada pela Câmara Municipal de Cáceres.
Segundo a prefeita Eliene, a concessão do RGA para efetivos e comissionados gerou um impacto de mais de R$ 1,8 milhão aos cofres do município, no entanto, ela afirmou que esta concessão é um direito adquirido do servidor e representa a injeção destes recursos nos diversos segmentos da economia local. “A prefeitura de Cáceres, é sem dúvidas o grande ativo do município e os vencimentos recebidos pelos servidores públicos municipais, movimentam nossa cidade todos os meses e aquecem a economia local nos seus diversos setores", anotou a prefeita.
Eliene Liberato ressaltou ainda que esta recomposição só foi possível pela equilíbrio da gestão fiscal da sua administração e pela forma de lidar com o dinheiro público. “Graças a uma gestão séria e a participação também relevante dos contribuintes cacerenses temos tido compromisso com nossos servidores e devolvido os impostos que a população paga com muitas obras e serviços executados com recursos próprios” , exaltou Eliene.
Além do pagamento do RGA, a prefeita de Cáceres, corrigiu outra situação que se arrastava há anos, onde muitos servidores recebiam seus proventos base, abaixo do salário mínimo e a prefeitura realizava a complementação constitucional. “Corrigimos essa desigualdade, muitos servidores ganhavam R$ 725 outros tantos recebiam 817 reais e complementávamos o restante para atingir o salário mínimo. Uma situação que não foi causada por mim, mas que tive o compromisso de sanar. Quero aqui agradecer a Câmara Municipal de Cáceres, que aprovou estes dois projetos para os servidores municipais”, avaliou Eliene.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fábio Lourenço, a prefeita Eliene honrou um compromisso ao dar o maior RGA de Mato Grosso e ao reestruturar as carreiras de apoio A com 60 % de readequação salarial e 45% no apoio B. “Estamos muito felizes com estas conquistas e pela forma que a prefeita Eliene conduziu estas recomposições, atendendo uma reivindicação dos sindicato que se arrastava desde a época do presidente Claudinei Lima e termina comigo, foram anos de luta. Essas conquistas entram para a história dos servidores, que estão satisfeitos por essa valorização e engrandecem a prefeita Eliene como gestora”, finalizou Fábio.