A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SME, prepara a volta às aulas com muitas frentes de serviços.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Liamara Rodrigues da Silva, desde o mês de dezembro o setor de infraestrutura realiza trabalhos de limpezas de pátios nas unidades de ensino. Concomitante a esta ação, a SME ainda fornece produtos e prestação de serviços que incluem pequenos reparos nas estruturas dos prédios da SME e nas 41 escolas municipais distribuídas na zona urbana e no campo do município de Cáceres.
A secretária tranquilizou a população, observando que neste período chuvoso a vegetação cresce aceleradamente e têm demandado das equipes maiores esforços na limpeza, mas garante que no dia 14 de fevereiro, data de início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, todas as escolas estarão preparadas para receber os alunos. “Além de todos esses cuidados, as ações de adequação e preparação do ambiente escolar, as medidas de biossegurança, em virtude da pandemia de Covid 19, continuarão”, destacou Liamara.
A gestora da educação disse ainda que o setor de transporte escolar está pronto para atender os alunos que necessitam desta modalidade, com a frota revisada e capacitações de motoristas. "A merenda escolar com produtos alimentícios em estoque e cardápios elaborados para as mais distintas faixas etárias, está pronta para atender a demanda", relatou.
Já na parte pedagógica, Liamara informou que no período de 07 a 11 de fevereiro, as escolas desenvolvem suas semanas pedagógicas em preparação ao ano letivo. “No dia 10, com apoio de professores palestrantes da Unemat, realizaremos o Encontro Pedagógico da Rede Municipal. O evento será online”, destacou a secretária de educação.
O prefeito em exercício, Dr. Odenilson Silva, disse que a prefeita Eliene Liberato Dias, mostrando seu compromisso com a educação fez com que a prefeitura adquirisse kits completos de uniformes, tênis, mochilas e materiais escolares para todos os alunos das escolas municipais.
Com relação às ações desenvolvidas pela SME na volta às aulas, ele enalteceu que são importantes, pois valorizam toda a comunidade escolar para o retorno às aulas presenciais e capacitam profissionais da educação, porém, para ele que é médico, neste momento, em que a vacinação infantil está avançando em Cáceres, é imprescindível também que os pais vacinem seus filhos. “os pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos precisam aderir à vacinação para que o ciclo de imunização esteja completo e que as chances de contágio sejam menores”, incentivou Odenilson.
O prefeito em exercício concluiu dizendo que além da vacina, os cuidados básicos como higienização e uso de máscaras deverão ser observados nas escolas municipais.