Contrassenso
Por por Clarice Navarro Diório
02/05/2012 - 12:51
Contrassenso
Seguramente, Cáceres é uma das melhores cidades mato-grossenses para se viver. Natureza exuberante, povo hospitaleiro, infra-estrutura que vai de bom atendimento médico, comércio estruturado e polo regional de educação superior. Órgãos de segurança voltados para a fronteira, forças policiais presentes. Todos os que vem de fora acham aqui o seu cantinho, trabalham e acabam como colaboradores fundamentais para o crescimento da cidade. Hoje, por exemplo, um grupo que já tem 39 anos de trajetória econômica e social inaugura uma grande obra, a Cometa Center Car -empreendimento que vai merecer o prestígio da presença do governador do Estado e de empresários de todo o país.
Temos a Zona de Processamento de Exportação em vias de implantação, uma grande alavanca de progresso econômico, que traz por si o desenvolvimento social com a geração de emprego e renda. Mas temos também dezenas de obras públicas paralisadas, por inoperância do executivo municipal. É triste para um povo alegre, confiante, trabalhador, ver mais uma vez Cáceres ocupar o noticiário estadual com notícias que deixam a população estarrecida: temos o prefeito entre os dez piores do Estado, segundo o resultado da averiguação feita pela KGM Pesquisas. Não é a primeira vez que o atual gestor ocupa uma posição no mínimo incômoda em pesquisas de avaliação.
Está na hora de mudar. A preocupação com a situação de Cáceres é tamanha que um grupo de empresários que aqui mora e tem seus investimentos, se uniu para debater a questão, com quatro reuniões já realizadas. Falta equipe? Falta comprometimento? Por que um filho da terra não consegue governar como deveria? O discurso é perfeito -o prefeito é bem preparado e tem excelente oratória. Quase chega a convencer, mas é impedido por um motivo simples: o discurso não é colocado em prática.
Cabe a cada morador analisar e buscar a mudança. A população está cansada e começa a demonstrar este cansaço de várias formas. Se é verdade o ditado que cada povo tem o governante que merece, com certeza o jargão não está valendo para Cáceres. Merecemos muito mais.
***
a autora é jornalista em Cáceres