Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vereador cobra e empresa diz que alunos do IFMT terão transporte
Por redação
04/03/2022 - 09:04

Transporte Público Coletivo é direito do cidadão, afirma vereador — Foto: reprodução

Após diversas tratativas sobre o transporte dos alunos do IFMT de Cáceres, cujas aulas presenciais retornam dia 07, segunda-feira e com a divulgação de um vídeo do vereador Cézare Pastorello (SD) cobrando o transporte público, a empresa City Cáceres Transportes, que fazia o trajeto até o IFMT, entrou em contato com o vereador, e disse que os ônibus estão prontos para rodar a partir de segunda-feira, com o início das aulas.

“De fato, eu já havia consultado a prefeitura para saber sobre alguma empresa em atividade na área. Transporte Público Coletivo é direito do cidadão, tenho cobrado isso e a Prefeitura terá que dar jeito. Porém, depois de divulgado o vídeo, o diretor da Empresa City Cáceres, senhor Deywisson Belússi entrou em contato comigo. Os ônibus estão parados, mas, prontos para fazer o trajeto até o IFMT. Então, na segunda-feira os alunos já poderão usar os ônibus para ir e voltar do Instituto”, explicou o vereador Pastorello.

Segundo o diretor da empresa, já há tratativas para gratuidade do serviço, que passaria a ser prestado de forma exclusiva para o IFMT. No entanto, até o momento, nem o IFMT e nem a Prefeitura se posicionaram em arcar com os custos. Portanto, os alunos continuarão pagando as passagens.

Atualmente, Cáceres não tem concessão do serviço de transporte público coletivo, o que é necessário para que a empresa concessionária recebe subsídios para garantir a gratuidade do transporte de estudantes, idosos, pessoas com deficiência etc. 

“De certa forma, é um alívio saber que o serviço será retomado. Ainda não é a solução ideal, pois as linhas não atendem todos os bairros como está no Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres. Isso só será possível com a efetivação do Transporte Coletivo diretamente pela prefeitura ou por concessão, total ou parcial, do serviço. Ainda, quanto à gratuidade, tanto IFMT quanto a Prefeitura precisam solucionar. Trata-se de uma escola fazenda, é fora do centro urbano e mesmo que seja no valor de uma passagem normal há muitos alunos que não poderão custear”, finaliza o vereador.

Os horários e trajetos dos ônibus que atenderão as linhas são os seguintes:
Dos bairros para o IFMT 
Iniciando às 06h30 e às 13h30

Do IFMT para os bairros
Iniciando às 11h30 e às 18h

 

Assessoria

Carregando comentarios...