Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
8 DE MARÇO: 'O desafio é cotidiano', afirma 1ª prefeita de Cáceres
Por Thalyta Amaral
08/03/2022 - 13:31

Foto: reprodução

Foram 242 anos até que Cáceres (225 km a oeste) elegesse a primeira mulher prefeita. Sexta cidade mais populosa de Mato Grosso e polo da região oeste, a "Princesinha do Paraguai" tem a primeira mulher à frente da gestão municipal, a professora Eliene Liberato (PSB). "O desafio é cotidiano", afirma a gestora.
 
"Não é fácil, o desafio é cotidiano, nós temos que demonstrar a nossa capacidade, além de ser uma mulher que as pessoas às vezes só enxergam a gente como uma mulher bonita. Você tem que demonstrar todo tempo a sua capacidade", resume a prefeita sobre como é ser a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da gestão em Cáceres.
 
Professora desde 1992, Eliene afirma que para que as mulheres possam ser defendidas, é preciso que mais mulheres ocupem os espaços de poder.
 
"Porque se a gente não fizer parte, como vamos ter legislações, políticas voltadas para as mulheres? Só nós que somos mulheres sabemos a importância de estarmos inseridas na política", enfatiza Liberato.
 
Ela reforça que o 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, é fruto de muita luta. "Essa história é longa, nós comemoramos dia 8 de março, mas sabemos que a luta vem há mais de 200 anos. Poder votar, ser eleita, estar no comando de um município de médio porte não é fácil".
 
Para o futuro, a prefeita deseja "uma sociedade diferente, em que as mulheres vão estar em todos os espaços de poder", porque a "mulher tem que estar onde ela quiser e no espaço que ela quiser ocupar".

Carregando comentarios...