Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Reunião marca início do Projeto MPT na Escola 2022 em Mato Grosso
Por redação
11/03/2022 - 11:50

Foto: divulgação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) apresentou o cronograma de atividades e conclamou profissionais da educação estadual e municipal a aderirem ao projeto; próxima etapa acontece amanhã, 11, com transmissão pelo canal TVMPT, no Youtube
 

 

Em reunião (https://www.hashcut.com/v/xEWHAiA) de apresentação do projeto, promovida pelo MPT-MT no dia 22 de fevereiro, o atual gestor da Coordenação de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Mato Grosso, procurador do Trabalho André Canuto, apresentou aos representantes de secretarias de educação o cronograma do projeto, que prevê a capacitação de multiplicadores de informação, a distribuição de material pedagógico, o debate e a produção de conteúdo nas escolas e a participação no Prêmio MPT na Escola.

Visando à ampliação do debate em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, neste ano o MPT-MT firmou parcerias com as secretarias de educação para a sensibilização dos profissionais de educação a respeito dos temas. "Temos, assim, a expectativa de ampliar o alcance do projeto na rede pública de educação", anunciou o coordenador.

O MPT-MT tem uma ação prioritária no combate ao trabalho infantil com o projeto “Resgate a Infância”, divido em três eixos: educação, políticas públicas e aprendizagem profissional. “O eixo educação, correspondente ao MPT na Escola, visa a promover o combate ao trabalho infantil por meio da educação das crianças, adolescentes e profissionais da comunidade escolar e toda a comunidade local, inclusive os pais dos estudantes. Sabemos que o trabalho infantil no Brasil ainda conta com a disseminação de mitos que dificultam a compreensão acerca dos extensos prejuízos causados às crianças e aos adolescentes”, explica.

Canuto ressalta que a exploração da mão de obra de crianças não pode ser vista como uma forma de desenvolvimento. "O trabalho infantil precisa ser combatido desde a origem, em todos os seus efeitos. Ele não é um instrumento que favoreça nenhum tipo de desenvolvimento, seja individual, social ou econômico. A gente precisa cada vez mais se conscientizar e entender que é algo a ser combatido, atacado e destruído”, enfatiza.

Cronograma

A próxima etapa do cronograma, no dia 11 de março, será a Capacitação Nacional da Rede de Educação dos Municípios sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Podem participar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do ensino fundamental.
 

O evento, que será transmitido no canal TVMPT no Youtube, poderá ser acompanhado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i9NpvLo0Xmk.

Após essa etapa, os profissionais capacitados repassarão os conhecimentos para a rede de educação no município, e cada professor ficará responsável por apresentar o tema em sala de aula e coordenar a produção de trabalhos sobre os temas trabalho infantil (alunos do 4º e 5º anos) e aprendizagem profissional (6º e 7º anos). "A inscrição dos trabalhos feitos para participação no Prêmio MPT na Escola é facultativa, porém funciona como um importante motivador dos debates em sala de aula, sendo interessante a participação do maior número possível de escolas", observa o coordenador.

Confira o Cronograma do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação: https://www.prt23.mpt.mp.br/procuradorias/prt-cuiaba/1745-reuniao-marca-inicio-do-projeto-mpt-na-escola-2022-em-mato-grosso
 

Demais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3613.9100 e pelo e-mail prt23.7oficio@mpt.mp.br.Clique aqui para ler o regulamento: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/regulamento-nacional-2022-assinado.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...