Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 7, solicita da Autarquia Águas do Pantanal a análise físico-química e microbiológica da água do município e ampla divulgação dos resultados à população.
De autoria da vereadora Mazéh Silva, a intenção da proposição é dar ciência quanto à qualidade da água que chega nas casas dos munícipes e a melhor forma de armazenar, utilizar e consumir o líquido.
Mazéh chama atenção para o aumento de agrotóxicos liberados e adotados por produtores rurais nos últimos anos, e menciona relatos de contaminação da água em outras cidades mato-grossenses.
O controle microbiológico determina se a água é segura para consumo através da análise da existência de microrganismos ou substâncias químicas nocivas à saúde humana.
A água contaminada se torna um veículo de transmissão de bactérias, como coliformes, protozoários, vírus e fungos que podem causar graves doenças - entre elas diarreia, disenteria, hepatite e cólera. Há também, segundo a vereadora, estudos que apontam a contaminação da água por radioatividade.