O 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) Helivane José de Souza foi homenageado pela 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM) de Cáceres (219 km de Cuiabá). A carta elogiosa foi entregue após o agente ter salvo um casal de pescadores do ataque de um enxame de abelhas às margens do Rio Paraguai.
O salvamento foi realizado no último domingo (27/02). Na ocasião, Helivane estava de folga em um rancho, quando saiu de barco e encontrou o pescador em uma canoa, bastante debilitado pelo ataque das abelhas. A esposa da vítima também estava nas proximidades com ferimentos graves.
O bombeiro, então, colocou as duas vítimas no barco e as levou até uma pousada, de onde foram resgatadas por uma equipe do CBM-MT. O casal foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h para o recebimento de atenção médica.
A atitude foi interpretada com louvor e, por isso, a menção elogiosa foi entregue ao militar nesta semana. No documento, o trabalho de Helivane foi exaltado como fundamental para o salvamento da vida dos pescadores.
A entrega da homenagem tem o objetivo de reconhecer as ações e fomentar bons exemplos à corporação dos bombeiros na cidade e em Mato Grosso. O documento foi assinado pelo comandante da 2ª CIBM, capitão Leandro Jorge de Souza Alves.