O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) obteve, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a renovação das certificações ISO 9001 em sete produtos gerenciados pela Corte de Contas. A manutenção do selo de qualidade, uma das metas do planejamento da gestão 2022-2023, foi estendida até outubro de 2024.
A Corte de Contas é certificada desde 2012, gestão anterior do atual presidente, conselheiro José Carlos Novelli, quando também foram lançados boa parte dos produtos que hoje ainda recebem o selo de qualidade.
O reconhecimento leva em consideração a eficiência do Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual (PV), o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo (AICAG) e o Radar de Controle Público.
De acordo com o presidente, isto é reflexo da busca constante pelo aprimoramento da administração pública. "Todos os anos somos auditados para que tenhamos a certeza de que estamos trilhando o caminho correto. Agora, com a recertificação, temos a certeza de estarmos cumprindo com nosso principal objetivo, que é melhorar a qualidade dos trabalhos prestados à população mato-grossense", disse.
O processo de auditoria do SGQ teve início em dezembro de 2021, quando os líderes de cada um dos setores do TCE-MT apresentaram os produtos referidos a um auditor da ABNT. Com validade de três anos, o certificado será novamente avaliado em 2024 para que então possa ser renovado. Assim, para atender a norma, as atividades devem ser mapeadas, documentadas, retidas e executadas, obedecendo a parâmetros técnicos e padrões da norma internacional.
José Carlos Novelli destaca ainda que a Corte de Contas foi a primeira organização pública estadual a obter o selo. "Desde 2012, estamos desenvolvendo ações que padronizam as rotinas e garantem a entrega de serviços e produtos à sociedade. Isso também revela uma característica importante para qualquer gestão, que é a continuidade", concluiu.