O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, aderiu à campanha virtual #AgoraVcSabe, um levante que vai romper o silêncio da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha é uma iniciativa do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Liberta, 60,6% de todos os estupros registrados no Brasil em 2020 foram contra meninas de menos de 13 anos, o que representa quatro meninas estupradas por hora; mais de 21 mil meninas entre 10 e 14 anos engravidam por ano no Brasil; seis entre dez mães adolescentes não estudam nem trabalham; de quatro a oito anos é a idade da maior parte dos meninos vítimas dessa violência; 86% das violências são praticadas por conhecidos; 67% dos casos acontecem dentro das residências; e existem 3.651 pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais.
O levante virtual tem como objetivo fazer um grande barulho, mostrando o tamanho desta violência, e que ela atinge a todos para, a partir da visibilidade do problema, pressionar por políticas públicas. “Publicizar essa violência, que afeta uma estimativa de no mínimo 10% da população brasileira, é passo fundamental para a construção de políticas públicas. Vem com a gente nesse movimento?”, propõe a campanha.
A iniciativa #AgoraVcSabe conta com a força do coletivo para quebrar o silêncio. O convite é para que as pessoas acessem o site agoravocesabe.com.br, entendam o que é ser vítima de violência sexual e, se tiverem sido vítimas, gravem o vídeo com as frases padronizadas na plataforma. Os vídeos serão publicados todos juntos, na passeata em 18 de maio, e sem qualquer nome que identifique seus autores.
A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata, juntamente com muitas outras. Você nunca estará sozinha (o) na tela. Acesse www.agoravcsabe.com.br e saiba mais sobre a campanha que pretende mobilizar milhares de depoimentos para uma passeata digital dia #18deMaio.