O 2º Desafio de Força Tática Pantanal vem dar continuidade a uma corrida que já é tradição do Pelotão de Força Tática Pantanal, homens forjados no fogo, homens que possuem a chama da honra que queima mais forte que qualquer outro fogo moral do homem, homens que diuturnamente marcham em direção a morte, sorrindo e cantando canções de guerra, e despertam a cidade afirmando a felicidade em servir e proteger o cidadão de bem.
O patrulhamento tático surgiu com a necessidade de se combater o crime organizado no final da década de 60 e início de 70, sendo modalidade de policiamento ostensivo utilizado no combate às guerrilhas urbanas e rurais, as quais tinham como principal objetivo o sequestro de embaixadores e políticos a fim de servirem como moeda de troca com o governo para que pudessem libertar guerrilheiros presos, bem como era corriqueira a prática de roubos a instituições bancárias para financiar as ações criminosas das organizações citadas.
Dessa forma, o patrulhamento tático foi criado como uma maneira de suplementar e apoiar o policiamento ostensivo geral, sendo caracterizado como ação de caráter mais enérgico e especializado, executado por efetivo com treinamento específico para atuar em situações que, por sua natureza, vulto ou grau de risco, o policiamento comunitário não for suficiente. Assim, constitui-se na reserva móvel empregada pelo Comandante do Comando Regional.
O Pelotão de Força Tática Pantanal, responsável pelo patrulhamento tático de toda a circunscrição do 6º CR, que hoje abrange os municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, São Jose dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Indiavaí, Glória D’Oeste e Porto Esperidião, foi criado em 10 de maio de 2008. Durante a sua criação era composto por 15 (quinze) homens, inicialmente, e desde sua criação vem sendo responsável por parte considerável das apreensões de entorpecentes, armas, veículos e pessoas com mandado de prisão preventiva em Cáceres e região.
Ademais, o Pelotão participa de ações de combate (preventivas e repressivas) a roubos a instituições bancárias, a roubos de fazendas e a estabelecimentos comerciais, além de buscas e capturas de infratores da lei que atentam contra a vida de cidadãos e de policiais. Por conseguinte, constitui uma das missões do Pelotão de Força Tática Pantanal a realização de Policiamento de Choque - Controle de Distúrbios Civis e Reintegrações de Posse.
Além dessas ações, o Pelotão de Força Tática Pantanal, tem como principal responsabilidade o apoio ao patrulhamento ordinário, modalidade de policiamento fundamental para combate ao crime, apoio este que o pelotão de FT sempre buscou excelência para cumprir a nobre missão de segurança a fim de apoiar nossos irmãos, policiais militares, que trabalham arduamente no duro mister de SERVIR E PROTEGER a sociedade em nossa região.
Atualmente o Pelotão de Força Tática Pantanal é composto por 29 PPMM (policiais militares) e busca por meio do aprimoramento, treinamento, capacitação e principalmente da integração com os outros órgão de segurança pública auxiliar e colaborar com o cumprimento da missão da Policia Militar do Estado de Mato Grosso, a qual sempre está à disposição da sociedade mato-grossense, buscando garantir o cumprimento dos direitos fundamentais de seus cidadãos e também, a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Com "Destemor, Perseverança e Audácia", dê o seu melhor!
Parabéns por fazer parte desse momento em nossa história! Vá e vença! Tático...!!!
E é uma benção poder servir e proteger a sociedade,
Mesmo com o sacrifício da própria vida.
Agora e para sempre.
Amém.
TÁTICO!!!!
1. A Prova, 2º. Desafio Força Tática Pantanal, será realizada no domingo, dia 15 de maio de 2022, no município de Cáceres, com largada e chegada na 23ª Companhia Independente de Força Tática de Cáceres.
1.1 a prova da categoria kids 04 a 12 anos será no mesmo dia após o encerramento da prova oficial.
2. Desta Prova faz parte exclusivamente a Corrida Individual, com distância oficial de 07 km.
2.1 a categoria kids 04 a 12 anos terá percurso e será dividida de acordo com as faixa etárias
2.1 A largada da prova PARA TODAS AS CATEGORIAS da Corrida Individual (exceto PCD), será às 6h50 e com concentração inicial 6horas da manhã.
2.2 Poderão participar da corrida atletas de ambos os sexos regularmente inscritos, com qualquer condição climática, de acordo com o Regulamento Oficial da prova;
2.3 O PERCURSO da prova terá largada e chegada na 23ª CIPM de Força Tática de Cáceres.
3. Horário/Programação dia do evento:
06h00 – Início concentração/aquecimento na rua Davi Atala S/nº, bairro Jardim Celeste, em frente a base da Força Tática. (apenas para atletas regularmente inscritos e com número de peito em local visível).
06h40 - Largada PCD
06h50 – Largada Geral – 7KM
09h00 - Início da premiação
3.1 A prova terá a duração máxima de 2h00min e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova.
4. CATEGORIAS E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
Os atletas podem participar DA PROVA inscrevendo-se em uma única CATEGORIA, conforme descrito a seguir:
Público Geral.
Público Militar/Seg. Pública, (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar) / Agentes de Segurança Pública em geral.
Público PCD.
Público Sênior: de 50 a 59 anos
Publico Master: a partir de 60 anos
Público Kids: 04 a 12 anos
4.1 Somente poderão participar do EVENTO, ATLETAS que não estejam suspensos pela CBAt, que não façam uso de substâncias proibidas, ou ainda que não estejam cumprindo qualquer tipo de punição impeditiva imposta por Confederações ou Federações, vigente à época do EVENTO. Esta lista de atletas impedidos de participar na prova estará de posse do Delegado Técnico ou Árbitro Geral indicado pela CBAt, e caberá a ele a identificação e advertência aos mesmos.
4.2 Conforme determinação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a idade MÍNIMA para atletas participarem desta prova de 7 km, será 16(dezesseis) anos completados no corrente ano.
4.3 Serão desclassificados todos os atletas que não observarem a informação acima descrita;
5. REGRAS GERAIS DE INSCRIÇÃO NO EVENTO
5.1 No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema on-line ou na ficha de inscrição, o participante aceitará todos os termos do mesmo e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o "TERMO DE RESPONSABILIDADE" parte integrante deste regulamento.
5.2 A inscrição na prova 2º. Desafio Força Tática Pantanal é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em QUALQUER situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar aos organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.
5.3 As inscrições poderão ser realizadas pela Internet através dos sites: www.morro-mt.com.br, ou em outros postos de inscrição divulgados posteriormente nas redes sociais.
5.4 As inscrições online, serão encerradas 20 (vinte) dias antes do domingo marcado para a realização da prova, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico de 1000 participantes ou a critério dos Organizadores da Corrida.
5.5 Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental;
Obrigação 01: Os responsáveis pelos atletas da categoria kids e menores de 18 anos, deverão apresentar ou assinar no ato da entrega do kit o termo específico de responsabilidade e autorização para participação do atleta no evento, (termo em anexo ao regulamento).
5.6 Clique aqui para imprimir o Termo de Responsabilidade do Atleta;
5.7 O valor da inscrição não será devolvido caso o participante desista da prova;
O valor da inscrição para corrida é de R$ 100,00, sendo que:
Público Geral R$ 100,00;
Público Militar/Seg. Pública R$ 100,00;
Público Sênior R$ 100,00;
Público Master R$ 50,00;
Público PCD R$ com gratuidade conforme a lei estadual Nº 10.941 de 17 de setembro de 2019;
1°Lote será no valor de R$ 80,00 + R$ 5,00 (Taxa do site) até o dia 02 de Março;
2°Lote será no valor de R$ 90,00 + R$ 5,00 (Taxa do site) até o dia 02 de Abril;
3°Lote será no valor de R$ 100,00 + R$ 5,00 (Taxa do site) até a data final das inscrições.
Categoria KIDs R$ 60,00 + R$ 5,00 (Taxa do site)
6. ENTREGA DE KITS E CHIP DE CRONOMETRAGEM
6.1 A entrega dos kits da corrida acontecerá nos dias 10 até dia 14 de Maio em locais e horários a serem divulgados no Site: www.morro-mt.com.br, bem como nas mídias locais e páginas da Força Tática.
§Parágrafo único: O atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização, ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit;
6.2 Não serão entregues kits de corrida no dia e nem após o evento;
6.3 O Kit de participação do evento Geral e Militar/Seg. Pública/PCD, Sênior e Master, vinculado a taxa de inscrição é composto de:
01 (um) Número de Peito (identificação) de uso obrigatório NO PEITO,
01 Camiseta alusiva ao evento;
01 (uma) medalha, caso conclua a prova dentro do tempo limite.
01 (um) Chip de cronometragem descartável, de uso obrigatório;
01 (uma) Sacola personalizada para transporte de kit.
6.3.1 O kit de participação kids vinculado à taxa de inscrição é composto de:
01 (uma) camiseta infantil alusiva ao evento;
01 (uma) medalha de participação;
6.4 O Kit poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante apresentação do comprovante de inscrição, ou respectivo recibo comprovante de pagamento juntamente com documento de identificação pessoal (com foto) dentre eles: RG, RG funcional, CNH, todos na forma original ou fotocópia autenticada;
6.5 O Kit poderá ser retirado por pessoa devidamente autorizada, mediante apresentação do termo de retirada de Kits por terceiros (por escrito), apresentando o comprovante de inscrição, o respectivo recibo de pagamento, todos na forma original ou fotocópia autenticada;
§Parágrafo Único - Clique aqui para imprimir o Termo de retirada de kits por terceiros.
6.6 O atleta receberá seu número de identificação que virá acompanhado do chip descartável de cronometragem. No dia da prova o número deverá ser fixado com alfinetes na altura do PEITO, à frente do uniforme de corrida. Ele é pessoal e intransferível, não podendo ser alterado ou rasurado, e possui 02 senhas a serem utilizadas pelo inscrito da seguinte forma: para recebimento da medalha, e para participar dos possíveis sorteios e promoções.
6.7 No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir seus dados;
6.8 Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit;
6.9 A entrega do chip de cronometragem será efetuada juntamente com o kit de participação.
6.10 O participante que não retirar o seu chip na data e horários estipulados ficará impedido de participar da prova;
6.11 O chip descartável é a mais nova tecnologia de cronometragem disponível no mercado. Este chip deverá ser fixado no seu tênis em forma de ''O'' (de acordo com as orientações de uso), mantendo a etiqueta voltada para cima sem contato com qualquer superfície. Caso tenha alguma dúvida de como proceder, procurar antecipadamente o staff da prova para orientá-lo. O chip não deve ser cortado, arranhado, dobrado com vinco, ou danificado para que tenha uma perfeita resposta ao sistema. Por ser descartável, não será necessária sua devolução. O uso do "chip" é obrigatório aos inscritos, acarretando a desclassificação se não o utilizar.
6.12 Na hora do recebimento do "chip" o atleta deverá conferir seus dados pessoais. Não serão aceitas reclamações sobre cadastro que não sejam feitas no momento do recebimento do "chip".
6.13 O uso do chip é obrigatório, acarretando na desclassificação do atleta, pois seu tempo não será registrado sem ele, e/ou quando for detectado por algum fiscal a falta do uso.
7. PARTICIPAÇÃO
7.1 Os inscritos deverão estar no local de largada com pelo menos 30 minutos de antecedência quando serão dadas as instruções finais;
7.2 É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso e cumprir o trajeto demarcado pela organização em sua totalidade.
7.3 É obrigatório o uso do número de peito e do chip de cronometragem, sendo que qualquer mutilação ou rasura do número ou do 'chip', dificultando sua visualização ou interface com o sistema de cronometragem, implicará em sua desclassificação. A guarda, manutenção e manuseio dos chips e números são de única responsabilidade do inscrito, sendo assim, não poderão ser trocados, emprestados, ou qualquer outra forma de cambio (incluindo também a possibilidade de participação com dois ou mais chips, pertencentes a outros participantes), com outro participante ou não da prova, em qualquer hipótese ou motivo que seja. A utilização inadequada deles, mesmo que em caráter de negligência e inocência, acarretará a desclassificação dos envolvidos, e posterior comunicado a Federação de atletismo local, e também a CBAt, para as devidas providências, que após a devida apuração do ocorrido, poderá ser a suspensão temporária de participação em eventos oficiais com chancelas destas duas entidades, punição para a equipe e o treinador envolvidos, podendo ser até o banimento do esporte, no caso de reincidência comprovada no delito, com objetivos de ganhos ou benefícios.
7.4 Não será permitido o auxílio externo sob quaisquer hipóteses, a não ser por parte dos membros da Organização. A participação do atleta na prova é estritamente individual, sendo proibido o auxílio de terceiros o acompanhamento de atletas por treinadores/assessoria, amigos, familiares, etc, seja correndo, por bicicleta e/ou outros meios (pacing), resultará na desclassificação do participante.
7.5 O inscrito(a) entende que todo o material e equipamentos necessários para sua participação neste evento, são de sua inteira responsabilidade, tanto em obtê-los, como por sua guarda e zelo.
8. PREMIAÇÃO
8.1 Todos os regularmente inscritos que cruzarem a linha de chegada de forma legal, e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de conclusão do evento. É obrigatório que o inscrito esteja portando o número de peito com a senha especial (presa ao número) para receber a medalha e participar de eventuais sorteios de brindes e promoções. Só será entregue 01 (uma) medalha por inscrito.
8.2 Os ATLETAS classificados do 1º ao 3º lugares, MASCULINO E FEMININO GERAL, receberão troféus e premiação em dinheiro conforme abaixo discriminado:
Categoria Geral 7 Km
1º Lugar Masculino/Feminino R$ 1.000,00 + Troféu
2º Lugar Masculino/Feminino R$ 600,00 + Troféu
3º Lugar Masculino/Feminino R$ 400,00 + Troféu
8.3 Os ATLETAS classificados do 1º ao 3º lugares, MASCULINO E FEMININO MILITAR/SEG. PÚBLICA, receberão troféus e premiação em dinheiro conforme abaixo discriminado.
Categoria Militar/Seg. Pública 7 Km
1º Lugar Masculino/Feminino R$ 500,00 + Troféu
2º Lugar Masculino/Feminino R$ 300,00 + Troféu
3º Lugar Masculino/Feminino R$ 200,00 + Troféu
8.4 As 3 primeiras colocações do Público Geral, masculina e feminina, serão definidas por ordem de chegada (Tempo Bruto). As 3 primeiras colocações de cada categoria do Público Militar/Seg. Pública ,Sênior, Master, e PCD serão definidas pelo menor tempo de conclusão do percurso (Tempo Líquido).
8.5 Haverá cerimônia de premiação no pódio, para entrega dos troféus para os atletas classificados do 1º ao 3° lugares da categoria GERAL e para os 3 primeiros colocados de cada categoria do Público Militar/ Sg. Pública, Sênior, Master e PCD, masculino e feminino;
8.6 Não haverá duplicidade de premiação.
8.7 Categorias Extras
Classificação/ Faixa etária/Categoria / Sexo / Prêmio
1º, 2º e 3º Lugar Cat. PCD Masc/Fem Troféu
1º, 2º e 3º Lugar Cat. Sênior (50 até 59 anos) Masc/Fem Troféu
1º, 2º e 3º Lugar Cat. Master (acima de 60 anos) Masc/Fem Troféu
Categoria Kids, 04 a 12 anos - Não haverá premiação
8.8 Haverá cerimônia de premiação no pódio, para entrega dos troféus para os atletas classificados do 1º ao 3° lugares da categoria GERAL, para os 3 primeiros militar/policial masculino e feminino, PCD, Sênior e Master.
8.7 Todos os ATLETAS, que tiverem seus nomes chamados para premiação, deverão encaminhar-se imediatamente à área de premiação.
8.8 A organização se reserva ao direito de incluir qualquer outro tipo de premiação, ranking ou participação especial que será divulgada no site do EVENTO, ou durante a realização dele.
8.9 Os resultados oficiais da 2º. Desafio Força Tática Pantanal serão informados através do site oficial do evento, www.morro-mt.com.br e na fan page FT.com/FTPANTANAL e Instagram, no prazo de 48 horas após o término da prova.
9. MONTAGEM DE TENDAS
9.1 Equipes que queiram ter um espaço com tendas para recepcionar seus atletas, devem entrar em contato com os organizadores, os quis decidirão se haverá ou não possibilidade
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Ao participar da 2º. Desafio Força Tática Pantanal, o inscrito assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, assumindo suas despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
10.2 Todos os inscritos participantes deverão estar em dia com criteriosa avaliação médica para realização da prova, sendo conhecedor de seu estado de saúde e da necessidade de consultar um médico antes da prova, para avaliar suas reais condições de participação e ter treinado adequadamente, sendo os pais e responsáveis por crianças da categoria kids, inteiramente cientes de que seus filhos e tutelados devem estar em condições de participarem do evento, tomando os mesmos cuidados descritos neste item, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos mesmos;
10.3 O inscrito é responsável pela decisão de participar da prova, e avaliação de sua condição física e desempenho durante e ao longo do percurso dela, julgando por si só se deve ou não continuar participando. Pode o diretor geral de prova, ou segundo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento;
10.3.1 – Categoria KIDS: para crianças entre 04 a 12 anos, realizada em percurso diferente e apropriado, com acompanhamento obrigatório dos pais ou responsáveis. Contará com entrega de camiseta e medalha, não haverá premiações por faixa etária.
10.4 Haverá, para qualquer tipo de emergência, equipe médica de plantão à disposição, prestando atendimento na largada, ao longo do percurso da corrida, e na chegada. A segurança por todo o percurso da prova será garantida pelos órgãos públicos competentes.
10.5 Conforme estabelece o item específico da Norma 07 em vigor, publicada no site da CBAt (www.cbat.org.br) haverá, para atendimento emergencial aos atletas, serviço de ambulância UTI para remoção. O atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta;
10.6 O INSCRITO ou seu (sua) acompanhante responsável poderá optar por outro sistema de atendimento eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, desde a remoção/ transferência até seu atendimento médico e futuros procedimento decorrentes;
10.7 Serão colocados à disposição dos participantes, sanitários químicos na região da largada/chegada da prova;
10.8 Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a danos a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento;
10.9 A segurança da prova receberá apoio dos órgãos públicos competentes e haverá fiscais e staffs para a orientação e fiscalização dos participantes;
10.10 É proibido pular a grade para entrar na pista no momento da Largada. O atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do inscrito;
10.11 A organização da 2º. Desafio Força Tática Pantanal poderá suspender a prova por qualquer questão que ponha em risco a segurança, bem como atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior, bem como também qualquer demanda de serviço da Força Tática sem que necessite aviso prévio, devido à atividade de suma importância a Segurança Pública..
10.12 À organização da 2º. Desafio Força Tática Pantanal reserva-se ao direito de incluir no evento atletas ou equipes especialmente convidadas;
10.13 Todos os participantes do evento: inscritos, staffs, organizadores e público em geral, cedem outorgando a permissão irrevogável à organização e seus concessionários, todos os direitos de utilização de sua imagem, voz e semelhança, inclusive direito de arena, para finalidades legítimas e promocionais, e em conexão com qualquer meio de comunicação e propaganda, assim como, autoriza o possível envio de mensagens informativas via: e- mails, cartas, torpedos SMS, e por outros meios, para seus telefones e endereços cadastrados, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão, para esta e próximas provas do mesmo evento, e de eventos congêneres, declinando de qualquer compensação financeira relativa ao evento, sendo conhecedor de seu formato e execução. Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito, os pais/responsáveis pelos atletas da categoria kids e e menores de 18 anos, ao permitirem a inscrição e participação de seus filhos e tutelados firmam ter conhecimento deste regulamento e concordarem com os termos nele dispostos, inclusive o expresso neste item.
10.14 Haverá 01 (um) posto de distribuição de água na Largada/Chegada, 03 (Três) no percurso.
10.15 A organização não pode se responsabilizar pelas condições da pista, ou pelos defeitos apresentados em todo o trajeto, por tratar-se de vias públicas e de ampla utilização por veículos e etc. Por conta disso, os órgãos públicos oficiais responsáveis devem disponibilizar antecipadamente, todas as informações sobre as ruas que integram o percurso da prova;
10.16 Qualquer reclamação sobre o resultado final da competição deverá ser feita, por escrito, até trinta minutos após a divulgação.
11.FINAL
Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e da Norma 07 e Anexos publicada no site da CBAt (www.cbat.org.br), estando de acordo com todos os itens supracitados e de todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal da Justiça Comum no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.
11.1 Todos os direitos autorais relativos a este regulamento pertencem a 23ª CIPM de Força Tática CRVI – Cáceres-MT.
11.2 Todo o conteúdo relativo a corrida, todas as fotos, imagens, logotipo, vídeos, dizeres, som, conjunto imagem, layout, veiculados durante a realização da corrida são de propriedade exclusiva do GRFORTPAN. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.
ORGANIZAÇÃO E SUPORTE
Realização: Policia Militar de Mato Grosso/ CRVI /6º BPM / 23ª Companhia Independente de Força Tática - Cáceres-MT/GRFTP/ ACCS
Fonte:
https://www.morro-mt.com.br/eventos/20-desafio-forca-tatica-pantanal-271