Com o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino, o projeto "Prevenção Começa na Escola" será retomado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso no segundo semestre deste ano. Doze municípios receberão intervenções culturais e a peça teatral 'Inocentes Pétalas Roubadas', da Cia Vostraz. Serão visitadas as cidades de Diamantino, São Félix do Araguaia, Colíder, Vila Bela da Santíssima Trindade, Sapezal, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Água Boa, Cáceres, Jauru, Sinop e Cláudia. A iniciativa é da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente.
Conforme o procurador de Justiça titular da Especializada, Paulo Roberto Jorge do Prado, a ideia é "dar continuidade e fortalecer o projeto, em virtude dos altos índices verificados pós-pandemia de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes". Serão realizadas duas apresentações por município, uma em cada período. "Vamos trabalhar na defesa dos direitos fundamentais estampados na Constituição Federal, bem como no Estatuto da Criança e do Adolescente e em Tratados Internacionais de defesa dos Direitos Humanos", acrescentou.
O procurador explica que, durante a realização do 1º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso, em maio deste ano, recebeu diversos pedidos para o retorno do projeto. "Diante das solicitações dos promotores de Justiça e dos compromissos assumidos na 'Carta de Cuiabá', optamos por retomar as atividades", contou.
O "Prevenção Começa na Escola" teve início em 2018 e já beneficiou milhares de crianças e adolescentes mato-grossenses. Com a pandemia da Covid-19, as atividades presenciais foram interrompidas e, em 2020, a Procuradoria Especializada reformulou a iniciativa produzindo 10 curtas-metragens sobre assuntos diversos e recorrentes no ambiente escolar como bullying, abuso sexual infantil, depressão, suicídio, gravidez na adolescência, drogas, entre outros. Os vídeos foram disponibilizados para toda a rede de proteção e publicados no YouTube