O deputado estadual é autor da Lei de n. º 11.061/2019 que cria a Delegacia da Mulher 24 horas em Mato Grosso
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa, deputado estadual Thiago Silva (MDB), no dia 29 de junho, em sessão plenária, reforçou a necessidade de ampliar a instalação de novas Delegacias Especializadas da Mulher para o atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica nos polos regionais ao governo de Mato Grosso.
Para ele, os altos índices de ocorrências com casos de violência e de feminicídios no Estado são preocupantes, sendo necessário ter unidades policiais específicas para os atendimentos aos finais de semana e após meia-noite dessas vítimas, como já é feito em Cuiabá com a Delegacia da Mulher que foi implantada, em setembro, no ano de 2020.
“Essa é foi a primeira delegacia com plantão de atendimento às vítimas de violência doméstica da Polícia Civil, 24 horas por dia, em Cuiabá, que foi liderada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes. Vamos continuar a nossa luta, pois precisamos intensificar essa política pública e combater essa problemática social”, explica o parlamentar que é autor da Lei de n. º 11.061/2019 que cria a Delegacia da Mulher 24 horas em Mato Grosso.
Entrega – Thiago realizou a entrega de equipamentos adquiridos com emenda no valor de R$ 100 mil, na última terça-feira (28), para a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis, sendo uma das unidades que ele defende para que o público seja atendido no período de 24 horas. Esse benefício dará agilidade nas investigações de crimes de violência, por meio de escuta especializada com as vítimas, que será acompanhado no âmbito da Polícia Civil e do Poder Judiciário.
Nova Lei – Uma das principais bandeiras da gestão parlamentar de Thiago Silva é intensificar ações em prol da defesa da mulher. Uma das conquistas recentes dele foi a Lei de n.º 11.810/2022 de sua autoria que institui o Dia de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio no estado de Mato Grosso, sendo que foi sancionada pelo Poder Executivo Estadual, no último dia 21 de junho, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme a nova lei em vigor, dentre as atividades propostas a serem executadas pelos órgãos estaduais públicos, estão à difusão de informações, promoção de eventos para o debate público por meio de campanhas, debates, seminários, palestras, apresentação de práticas de conscientização e prevenção, mobilização da comunidade e divulgação de iniciativas, ações e campanhas de combate referente ao feminicídio e violência contra a mulher.