Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mostra de Cultura Material dos Povos Indígenas no Pantanal continua até o final de agosto no Museu de Cáceres
Por Esdras Crepaldi
08/08/2022 - 18:27

Universitários do curso de Pedagogia Intercultural da Faculdade dos Povos Indígenas da Unemat prestigiaram a Mostra — Foto: assessoria

 

 

Uma parceria entre a prefeitura de Cáceres, através do Museu Municipal Emília Darci Souza Cuyabano e a Unemat, por meio do  Curso de História - Museu de Humanidades Alaide Montecchi, desenvolvem a Mostra de Cultura Material dos Povos Indígenas no Pantanal, desde o dia 13 de julho.

O evento  oportuniza aos visitantes da  exposição coletiva, conhecimento e compreensão dos diferentes usos de objetos cerimoniais e musicais,  artes visuais e pinturas corporais dos povos indígenas Boe Bororo, Chiquitano, Guató e Umutina.

Segundo o historiador Professor Mestre Acir Fonseca Montecchi da Unemat, a Mostra possibilita a interação dos visitantes com a cultura de povos indígenas, promovendo a sensibilização para o diálogo e a valorização de práticas culturais e desse modo o respeito à diversidade de saberes crenças e linguagem dessas populações originárias da planície pantaneira e suas imediações. “Oportuniza ainda reflexões sobre a importância e as condições sociais e territoriais desses povos na atualidade”, destacou Acir.

Já a coordenadora do Museu Municipal Emília Darci Souza  Cuyabano,  Sônia  Maria Campos, observou que o  Projeto fomenta reflexões sobre a diversidade  dos modos de vida dos Bororos, Chiquitanos, Guatós e Umutinas, e possibilita a divulgação e a valorização da cultura material, e práticas socioculturais desses povos.
Sônia disse ainda que o projeto, oportuniza às novas gerações de estudantes e da comunidade em geral conhecer os diferentes artefatos da cultura material. “Recebemos estudantes de escolas municipais e particulares, e universitários que vem prestigiar esta exposição”, noticiou Sônia.

Recentemente a Mostra recebeu a visita de  estudantes universitários do curso de Pedagogia Intercultural da Faculdade dos Povos Indígenas da Unemat, com sede no município de Barra do Bugres.

A professora doutora Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira acompanhou a delegação indígena e  elogiou a iniciativa de divulgar as quatro etnias dos povos indígenas do pantanal.

Para o Coordenador de Cultura da Prefeitura de Cáceres, Hélio Santana, receber os estudantes indígenas, neste intercâmbio, com 18 etnias das 43 que compõem os povos indígenas no Mato grosso, foi muito rico e proveitoso, pois eles podem contribuir e participar das próximas mostras trazendo um pouco desta cultura milenar para o Museu Municipal de Cáceres, como foi esta edição que trouxe a história dos Bororos, Chiquitanos, Guatós e Umutinas.

Carregando comentarios...