A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, está realizando o Cadastro Único itinerante em distritos e comunidades rurais.
A iniciativa Cadastro Único na sua comunidade pretende facilitar o acesso dos beneficiários aos programas sociais.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Fabíola Campos Lucas, a ação objetiva a inclusão das famílias com perfil de renda e condição social em situação de pobreza, indo até localidades sem abrangência de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O Cadastro único itinerante traz conforto aos beneficiários, pois as pessoas estão atualizando seus cadastros sem precisar se deslocar para a sede do município”, avaliou Fabíola.
Fabíola explica ainda, que o Cadastro Único vai identificar pessoas que ainda não tiveram acesso aos benefícios e programas ofertados pelos Programas Sociais do Governo Federal, que residem na zona rural do município.
Segundo os técnicos da SMAS a falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Sem a correção de eventuais inconsistências no CadÚnico, famílias poderão sofrer bloqueio de benefícios ou de acesso a programas sociais.
“Para saber se os dados estão atualizados, o cidadão pode consultar o aplicativo Meu CadÚnico ou procurar a unidade do Cadastro Único, no Ganha Tempo em Cáceres”, informou Camila Ortiz.
Segundo o Ministério da Cidadania, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados sempre que houver alguma alteração na composição ou renda familiar.
Agenda
É importante levar a documentação pessoal, RG, CPF ou Certidão de Nascimento e comprovante de endereço.