A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, abriu oficialmente na tarde da última terça-feira (23/08), o programa Qualifica Cáceres 2022, que oferece gratuitamente 500 vagas de cursos profissionalizantes para a população.
A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, adquiriu diversos cursos de qualificação profissional para atender pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que serão pagos pelo município.
Os cursos serão ministrados e desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Social – SENAI, em um período de 12 meses.
A secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, comemorou o início de mais capacitações no ano de 2022.
Fabíola disse que o programa Qualifica Cáceres em 2021 já havia colocado diversas pessoas no mercado de trabalho e a continuidade, em 2022, retrata o compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias com a população em vulnerabilidade social, proporcionando a essas pessoas uma qualificação profissional e o ingresso no mercado de trabalho.
Neste primeiro momento os segmentos tecnológicos contemplados são os de alimentos e bebidas, automotivo, construção civil, gestão, refrigeração e climatização e tecnologia da informação. “Também serão atendidos como público prioritário neste programa as políticas afirmativas, as pessoas com deficiências e o público da terceira idade”, informou o coordenador de Cidadania e Políticas Sociais, Sillas Pereira.
A prefeita Eliene Liberato Dias, disse que de imediato serão nove cursos e que o compromisso que ela fez foi oferecer nos quatro anos dessa administração 1300 vagas à população cacerense.
Eliene destacou a falta de mão de obra especializada em alguns setores e que a escolha dos cursos vai ajudar a preencher esta demanda. “Estamos ensinando a pescar, dando ferramentas de cidadania, não o peixe. Com esses cursos esperamos aumentar a disponibilidade de mão de obra específica em várias áreas, contribuindo na geração de emprego e renda no município”, ponderou Eliene Liberato.
Para ela quanto mais qualificada for a mão de obra, mais chances as pessoas terão acesso a frentes alternativas de trabalho.
A gerente do Senai Silvania Holanda, destacou a importância social desta parceria entre a prefeitura de Cáceres e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Os cursos oferecidos nesta etapa são libras básico, liderança e gestão para resultados, comunicação e expressão eficaz, excel, excel intermediário, assentador de revestimento cerâmico, técnicas de empreendedorismo, boas práticas em internet e mobile banking e mecânico de refrigeração e climatização comercial.