Uma multidão estimada em cerca de 30 mil pessoas compareceu à Avenida 7 de Setembro área central da cidade de Cáceres, onde se desenrolou o Desfile Cívico-Militar, organizada pela prefeitura, manhã desta quarta feira (07) em omemoração aos 200 anos da Independência.
A prefeita Eliene Dias (PSB), os dois comandantes militares Leandro Bastos Pereira e Sérgio Leonardo Sales, Exército e Marinha, respectivamente abriram o Desfile.
Milhares de pessoas tomaram as laterais e o canteiro central da avenida. Embora a aglomeração tenha superado a expectativa do Comitê Cívico, nenhum incidente foi registrado pela Polícia Militar.
Após a Marinha abrir o desfile, escolas públicas municipais, estaduais e o Instituto Federal, com destaques para as fanfarras do Colégio Salesiano Santa Maria; Escola Adventista; Escola Demétrio Costa Pereira; ITFMT; Escola Municipal Novo Oriente, esta última inovou com os instrumentos produzidos à partir de materiais reciclados sob a regência do maestro Leovaldo Cebalho e direção da professora Jani Pereira, sendo juntamente com a apresentação do ISM efusivamente aplaudida.
As viaturas militares, jipeiros, clube de Motos e ciclistas também se apresentaram. O Rotary Club e Academia de Karatê W Kan além de diversas entidades prestigiaram o evento.
A performance das duas escolas públicas transformadas para Civico Militar Senador Mário Motta e Natalino Ferreira Mendes, foram igualmente bem avaliadas pelos presentes. Os dois estabelecemos de ensino debutaram no 7 de Setembro suas alterações são recentes .
A novidade foi a participação da Colônia Boliviana na parada a cidade que tem forte presença dos bolivianos e vice-versa, inclusive o II Batalhão de Fronteira no município, homenageia o general José Maria Lanza, um dos ícones da Independência da Bolívia quando romperam os cordões umbelicais com o império colonizador da Espanha.
A coordenação do movimento Grito dos Excluídos optou por não participar do desfile, segundo eles, evitar atos de violência que não condizem com às manifestações pacíficas e democráticas que sempre nortearam às entidades que promovem a Marcha.
A prefeita Eliene Dias, informou que nos próximos eventos a administração irá disponibilizar arquibancadas e tendas aos populares.