O deputado federal e candidato à reeleição Dr. Leonardo (Republicanos) destinou emendas que somam R$ 700 mil para a realização de cursos de qualificação profissional e inserção de mulheres no mercado de trabalho, por meio de ações afirmativas de capacitação e geração de emprego e renda.
Os investimentos foram destinados ao projeto social "Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher", oferecido pelo Instituto INCA (Inclusão, Cidadania e Ação), que capacitou 1 mil mulheres em Mato Grosso.
Os municípios atendidos foram Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Curvelândia, Rio Branco, Araputanga, Quatro Marcos e Lambari D' Oeste.
“É uma satisfação muito grande contribuir para a realização de cursos que mudaram a vida de famílias lideradas por mulheres em Mato Grosso, gerando uma grande oportunidade de autonomia financeira, capacitação profissional e abrindo a visão para se tornarem empreendedoras", destacou o deputado Dr. Leonardo.
Diversos cursos profissionalizantes que trazem geração de renda familiar, qualidade de vida e uma perspectiva social de dias melhores para as mulheres atendidas foram oferecidos. Dentre eles, os cursos de: "Maquiagem e Design de Sobrancelhas", "Customização Criativa de Roupas", "Manicure, Cabeleireiro e Maquiagem" em cidades da região Oeste e também na região metropolitana de Cuiabá. Esse projeto atendeu mulheres e a comunidade LGBTQIA+ com cursos, oficinas e palestras de empoderamento e economia criativa.
Em encontro neste ano em Brasília, a ex-ministra da Família, Damares Alves, lembrou que um dos principais projetos de capacitação de mulheres, em sua gestão no governo do presidente Jair Bolsonaro, teve como uma das inspirações esta iniciativa do Aprenda e Empreenda, capitaneada pelo deputado Dr. Leonardo em municípios de Mato Grosso.
"Tivemos o apoio da ex-ministra Damares Alves e contamos com a compreensão do nosso presidente Bolsonaro para investirmos nessa importante política pública", disse o deputado.
O curso "Aprenda e Empreenda" ofereceu ainda a formação de conhecimentos básicos, tecnológicos e de marketing essenciais, para que elas possam aproveitar e criar renda dentro da realidade de cada pessoa, caso assim desejar.
Somente em Cáceres, foram atendidas as comunidades dos bairros Jardim das Oliveiras, Residencial Universitário com o curso de “Auxiliar de Cabeleireiro”, do Jardim Pe. Paulo, com “Customização Criativa de Roupas''; e, no bairro Vila Irene, foi oferecido o curso de “Personal Organizer para Trabalhos Domésticos”.
Nos municípios de Mirassol D’Oeste, Araputanga, Lambari D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, foram realizados os cursos de “Corte e Costura” e de “Customização Criativa de Roupas”.
“O Projeto Qualifica Mulher podemos dizer que teve sim uma contribuição do deputado Dr. Leonardo, que antes liderou um projeto semelhante em Mato Grosso. São projetos e ações afirmativas como essas que garantem a verdadeira mudança de vida dessas mulheres, que, muitas vezes, são chefes de família e que só precisam de uma oportunidade para crescer e melhorar a vida dos seus filhos e da sua família”, afirmou a ex-ministra Damares.