Polícia Civil apreende cinco caminhões com madeira irregular em estrada de Vila Bela da Santíssima Trindade
Ao notar a aproximação dos policiais, os motoristas abandonaram os veículos e fugiram. Investigação vai apurar a origem do produto apreendido
Cinco caminhões carregados com aroeira foram apreendidos por equipes da Polícia Civil, durante ação fiscalizatória na fronteira do estado, em uma propriedade na MT-199, na noite de terça-feira (13.09), em Vila Bela da Santíssima Trindade. Com a aproximação dos policiais, os motoristas abandonaram os veículos e fugiram para dentro da mata.
A Delegacia de Vila Bela foi informada de que caminhões transportando cargas de aroeira estavam a caminho da cidade. Foi formada uma equipe, com o apoio da Delegacia Especial de Fronteira, e os policiai seguiram até a estrada, distante dois quilômetros do centro da cidade, quando avistaram os veículos parados e os motores ligados.
Ao entrar na propriedade para a abordagem, por volta de 22 horas, os policiais ordenaram que os condutores saíssem dos veículos, mas avistaram pessoas correndo pela pastagem. Novamente foi feito pedido de parada e disparos de advertência para o alto, mas os suspeitos fugiram, deixando os caminhões para trás.
Após varredura do local, foram identificados cinco caminhões com as toras de madeira (da espécie schinus terebinthifolia, conhecida como aroeira vermelha), que foram encaminhados à Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade.
O delegado João Paulo Berté explicou que a pesagem e avaliação da madeira serão realizadas por peritos da Politec. A investigação vai apurar a origem e destino da madeira apreendida.
A ação faz parte da operação Hórus-Vigia, do Ministério de Justiça e Segurança Pública, com foco na prevenção a crimes na região de fronteira.