Diante do aumento de pessoas contaminadas pela covid-19 e suas novas variantes, quatro municípios de Mato Grosso oficializaram a obrigatoriedade do retorno das máscaras de proteção facial como medida de biossegurança. Trata-se de Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Nova Xavantina. Os decretos constam no Jornal Oficial dos Municípios publicado nesta terça-feira (6).
Na semana passada, Barra do Garças também publicou decreto determinando o uso do objeto de proteção em qualquer unidade de saúde do município, seja pública ou privada.
Em Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá), o Decreto 147/2022 assinado pelo prefeito Silmar Gonçalves (União Brasil) impõe a obrigatoriedade do uso de máscara em todas as unidades de saúde do município, bem como nos ambientes fechados e de uso coletivo.
O decreto ainda reforça a importância de que todos os adultos com mais de 18 anos completem o esquema vacinal proposto pelo Ministério da Saúde.
Em São José dos Quatro Marcos, o prefeito Jamis Silva Bonlandin (Solidariedade) obriga o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados e unidades de saúde. Ainda foi recomendado o uso das máscaras de proteção facial nas escolas públicas e particulares do município.
Em Araputanga, o decreto 125/2022, torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual aos usuários e profissionais de todos os estabelecimentos de saúde do município (Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e Hospitais).
Em Nova Xavantina, já vigora a obrigatoriedade de todas as pessoas utilizarem máscara facial em todas as unidades de saúde pública ou particular e no Hospital Municipal.
Para pessoas com sintomas gripais é obrigatória a utilização de máscara facial em quaisquer espaços públicos ou privados. Além disso, é recomendado o uso de máscaras em locais de grande circulação de pessoas, em ambientes fechados e nas redes de ensino público e particular/privado no município.
“Todas as repartições públicas e estabelecimentos comerciais deverão disponibilizar álcool 70% (líquido ou em gel), em quantidade suficiente, no mínimo na entrada da (o) repartição e/ou comércio, para a higienização das mãos de quem entra, permanece ou sai do local; sem prejuízo das demais medidas preventivas”, diz trecho do decreto.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas nos últimos 14 dias, foram registrados 2.561 contaminações pela covid-19 em Mato Grosso.
Adrian Emanuel segue acompanhamento em home care e ainda aguarda receber o medicamento que deve ser comprado pelo governo federal, após decisão da Justiça. Criança ficou internada em Cuiabá.
Os caminhões natalinos passarão por ruas e pontos de referência de sete cidades: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Várzea Grande
O Estado subiu duas posições em 2021, quando comparado a 2020, e está atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Operação faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI)
Evento ocorre de 6 a 8 de dezembro, em Porto Alegre (RS), em formato híbrido e patrocínio da instituição financeira cooperativa mantém a marca presente em importantes encontros voltados a tendências e tecnologia
As áreas adquiridas no ano de 2013 foram vendidas em 2021 e eram comercializadas como pesqueiros
Suspeito estava com roupas rasgadas e em visível estado de embriaguez
Entregas foram realizadas na Arena Pantanal no dia 1º de dezembro
Apreensão foi registrada nesta sexta-feira (02.12), em Porto Esperidião (322 km de Cuiabá)