Os 24 deputados estaduais de Mato Grosso eleitos para a 20ª Legislatura (2023-2027) e seus suplentes foram diplomados durante cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na noite desta quinta-feira (15), no teatro Zulmira Canavarros. Entre os titulares, 18 fazem parte da atual legislatura e foram reeleitos para a próxima. É o caso do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que com 25.207 votos se tornou o único parlamentar representante da região oeste.
Em entrevista à imprensa, Moretto analisou o momento político em que o país passa, ponderou sobre a necessidade da classe política buscar harmonia entre todos e cobrou mais foco nas soluções dos problemas que atingem diretamente os que mais precisam de um apoio.
“Eu acho que a população tem cobrado bastante da classe política. Um momento difícil que o país vem atravessando, o estado de Mato Grosso, essa divergência de opinião, essa insatisfação generalizada não somente no nosso estado, então aqui a população espera da classe política que traga uma pacificação para essa situação e que o trabalho tenha resultado. E essa diplomação de hoje nos dá uma responsabilidade imensa em voltar a paz, a entrega de trabalho, entregar desenvolvimento, é isto que eu acredito que a população espera de nós e eu vou estar aqui dedicado para que isto seja breve, rápido, que seja eficiente a entrega desses trabalhos para nossa população, para aqueles que mais precisam do Poder Público”, declarou Moretto.
O republicano agradeceu aos amigos, colaboradores, eleitores e em especial a sua família, alicerce fundamental em sua carreira, dando o suporte necessário para que ele possa atuar em prol de Mato Grosso. Diplomado pela quarta vez em sua vida, sendo duas vezes como prefeito de Nova Lacerda e agora duas vezes como deputado estadual de Mato Grosso, Moretto lembrou também dos 25.207 votos que o reelegeram, e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento e progresso do estado, levando benefícios que possam atender a todas as famílias mato-grossenses.
“Para nós é uma alegria muito forte né. Tenho uma família maravilhosa, uma esposa, filhos que compreendem e me dão essa liberdade, essa oportunidade de fazer política e levar o bem-estar ao nosso estado de Mato Grosso, então em nome da minha família quero aqui agradecer a todas as famílias mato-grossenses, a todas aquelas famílias que esperam da política um bom resultado. Podem contar comigo, podem contar com meu trabalho, com a minha dedicação para que isso, os resultados, possam chegar a todos os lares do nosso Estado de Mato Grosso”, concluiu.
Reeleitos para mais um mandato, o governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), também receberam o aval da Justiça Eleitoral para serem empossados nos cargos. Ao lado de Valmir Moretto, Mendes agradeceu à Assembleia Legislativa pela aprovação de projetos enviados pelo Executivo Estadual e frisou a necessidade da união de todos os eleitos para o desenvolvimento do estado.
“Cada um pode fazer mais. Eu acredito muito nisso que os próximos quatro anos serão muito melhores do que foram esses últimos, mas isso não depende só de mim, depende de todos nós, depende do cidadão que vai estar nos quatro cantos de Mato Grosso pagando seus impostos e ele está fazendo a sua parte, cabe a nós gerenciar bem esse recurso, aplicar corretamente, aplicar com lealdade, com competência pra que isso retorne pra sociedade de forma a produzir melhor resultados”, salientou.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, enalteceu a lisura do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas.
“Embora a diplomação seja o último ato previsto pela Justiça Eleitoral, ressalto que o processo se finda apenas em parte, porque a Justiça Eleitoral não existe apenas para os eleitos, mas para realizar o relevantíssimo papel institucional de garantidor da legitimidade de todo o processo, inclusive para os não eleitos que precisam igualmente prestar suas contas em campanhas e também para os que eventualmente tenham violado algum dispositivo legal”, acrescentou.
Diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Em conformidade com o Regimento Interno da ALMT, a cerimônia de posse dos parlamentares será feita no dia 1º de fevereiro de 2023, às 9h.
Polinter identificou mandados de presos que estavam preste a ganhar a liberdade, no final do ano, mas que tinham ainda pendências com a Justiça
Na próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, serão distribuídos cinco prêmios de R$ 50 mil no sorteio Especial de Natal
Inscrições são feitas de forma online. Última turma de 50 alunos em eletrotécnica se formou neste mês em Cuiabá.
Mais de 740 vítimas foram atendidas na Delegacia de Alto Araguaia durante o ano
Sete municípios mato-grossenses serão beneficiados com novos peritos oficiais, papiloscopistas e técnicos em necropsia