A Prefeitura de Cáceres, através das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e a Escola estadual Demétrio Costa Pereira, realizam nesta sexta-feira (16/10), um grande mutirão de limpeza no bairro Cidade Alta.
O evento acontece das 08 às 16 horas.
A secretária de Saúde Márilsi Queiroz, explicou que a ação visa extinguir os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti neste bairro, tendo em vista o alto índice de infestação predial detectado no último levantamento rápido e dois casos confirmados de dengue nesta comunidade.
Segundo a coordenadora Cynara Piran, a Vigilância em Saúde providenciou aplicação de inseticida sob a forma de bloqueio para frear a proliferação e agora se junta aos demais parceiros no intuito de evitar um avanço dos casos com a retirada de materiais volumosos e objetos que possam acumular água.
Cynara pede atenção especial aos moradores para que os mesmos coloquem os materiais que serão descartados nas suas calçadas. “Pedimos aos moradores que coloquem para fora, em frente suas residências, no primeiro horário os resíduos tais como: Guarda roupas e armários e qualquer outro mobiliário que não é mais utilizado; máquinas de lavar, tanquinhos e centrifugas estragadas, geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado, portas, janelas e esquadrilhas metálicas, cadeiras velhas, podas de árvores e grama, churrasqueiras velhas, ferros, latas, bacias, e outros objetos acumulem água como garrafas, pneus velhos e plásticos”, informou Cynara.
A prefeitura reitera que não será feita a coleta de restos de construção, como telhas, tijolos, concreto e outros destroços. “Por isso não coloquem este tipo de materiais nas calçadas, porque eles não serão coletados”, avisou a coordenadora Piran.
A prefeita Eliene Liberato Dias, observou que com esta ação a prefeitura espera promover a limpeza do bairro Cidade Alta, através da retirada de resíduos grandes que não podem ser recolhidos na coleta domiciliar dando a destinação correta a esses materiais. “Para combater o mosquito transmissor da dengue, que também é responsável pela infecção de zica vírus e chikungunya, é necessário a conscientização dos munícipes para que atuem em conjunto com o poder público, visando o bem da coletividade, evitando contaminações e sobrecargas no sistema de saúde pela propagação das doenças causadas pelo vetor”, concluiu a prefeita.
Sete municípios mato-grossenses serão beneficiados com novos peritos oficiais, papiloscopistas e técnicos em necropsia
Trabalhos desenvolvidos na unidade resultaram em 41 prisões em flagrante e 18 por prisão preventiva
Medida tem o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no âmbito das unidades hospitalares geridas pelo Estado