Depois de mais de um ano rodando por festivais de cinema pelo mundo, Leandro Peska realizou o lançamento de "Cateto" neste primeiro fim de semana de 2023.
Filmado em 2013 durante uma visita ao sítio da família, na zona rural de Salto do Céu (140 km de Cáceres), "Cateto" é em preto e branco e acompanha o encontro entre um morador da propriedade rural e um porco de criação, regionalmente chamado de cateto. É durante este encontro que o choque entre homem e animal se torna narrativa para a história contada pelo filme.
Apesar de filmado em 2013, o projeto foi finalizado apenas em meados de 2021. O diretor estava incerto sobre a possível recepção das imagens registradas e todo material ficou guardado em seu acervo. Nos anos seguintes outras obras como "Vida em Cores" (2013) e "Sob Múltiplos Olhares" (2019) foram realizadas, exibidas e premiadas em festivais de cinema. Durante o período crítico da pandemia de COVID-19 em 2021, Peska buscava um novo projeto para aquele ano e se lembrou das filmagens de 2013. Assistiu ao material e decidiu finalizar o projeto.
"O filme segue muito do que tem sido minha trajetória audiovisual até aqui: independente, muitas vezes solitária por completo. Mas com esse filme tive de buscar uma visão, uma parte de mim que ainda não tinha mostrado em filmes anteriores. Sem sombra de dúvida foi um processo bastante interessante já que me reconectei com um material que havia filmado há anos e precisei encontrar, através da edição, a história que aquelas imagens queriam contar", relembra o cineasta que além da direção também assina a direção de fotografia e a edição do projeto.
Após a etapa de edição, o curta foi inscrito em diversos festivais nacionais e internacionais, e as respostas positivas não demoraram a chegar.
Ainda em 2021 o filme foi indicado, dentre os 40 filmes selecionados, ao prêmio de Melhor Edição no 3º Cine Urutu em São Paulo.
E já no começo de 2022 as primeiras seleções internacionais começaram a aparecer. "Entre o fim de 2021 e fim de 2022 o filme foi selecionado para sete festivais de cinema em sete países, em três continentes diferentes. Por onde passou teve uma repercussão muito bacana. Não pude participar dos festivais que tiveram edições presenciais mas participei daqueles que tiveram atividades remotas. E em todas as oportunidades que pude conversar sobre o filme, o retorno que recebi de quem assistia ao filme era extremamente positivo, mesmo sendo um filme de imagens fortes. Recebi até um pedido para que o filme fosse exibido em uma universidade no Equador", conta Peska.
'Cateto' foi exibido no Brasil, Equador, Grécia, Índia, Inglaterra, Itália e Turquia.
Parte do público que assistir ao filme pode se espantar com a violência presente e definir o filme pura e simplesmente enquanto "documentário" é difícil.
Leandro Peska prefere deixar essa decisão para o(a) espectador(a): "Falo que é documentário porque preciso definir o filme dessa maneira por conta do mercado, das regras dos festivais. Mas depende de quem assiste, depende da experiência que a pessoa tem durante e depois de assistir ao filme. Pode ser terror, experimental, documentário, depende da pessoa. E essa é a maior virtude do filme na minha opinião. A mensagem absorvida ao fim, seja ela qual for, quem define é cada pessoa que assiste".
'Cateto' tem classificação 18 anos e já está disponível online.
"Cateto" (2021): O encontro de um cateto e um homem do campo. Há apenas um caminho e será o último.
Direção, edição e fotografia: Leandro Peska.
Participação em festival de cinema:
Categoria Melhor Edição - 3˚ Cine Uturu (SP - 2021);
Seleção Oficial - Lift-Off Global Network Sessions 2022 (Inglaterra - 2022);
Seleção Oficial - 14˚ ROFIFE (Turquia - 2022);
Seleção Oficial - One Earth Awards (Índia – 2022);
Seleção Oficial - Independent Video Film Festival of Youtube Art Club Pavlos Paraschakis (Grécia – 2022);
Seleção Oficial – Festival del Cinema di Cefalù (Itália – 2022);
Seleção Oficial - 8º Festival Internacional de Cinema de Guayaquil (Equador - 2022)
Assista pelo link: https://youtu.be/x8B9WQm60Pc