Reunião com Conselho de Turismo reforça diálogo para desenvolvimento em Cáceres
Por assessoria
11/01/2013 - 11:57
O prefeito Francis Maris se reuniu na tarde desta quinta-feira (11.01) com o Conselho Municipal de Turismo de Cáceres (Contur). Acompanhado também pelo secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira, o encontro marcou o início da construção de uma política participativa para a gestão do turismo no município.
A proposta, segundo o prefeito, é potencializar a estrutura turística de Cáceres, trabalhando coletivamente para gerar emprego, renda e movimentar a economia da cidade. “Este é mais um grupo a agregar à nossa gestão. Queremos desenvolver ações com instituições interessadas, que buscam o desenvolvimento e estão dispostos a colaborar. A participação da sociedade será a tônica da nossa gestão e todos serão responsáveis pelo desenvolvimento de Cáceres”, comentou.
De acordo com Francis, uma das saídas para o pleno desenvolvimento econômico da cidade é a boa estruturação dos serviços de turismo. “O turismo é parte de um tripé de serviços para a geração de emprego, ao lado da saúde e da educação. Esperamos que com este encontro seja firmado uma parceria de diálogo constante para podermos realizar ações nesta área em Cáceres. Entre outros compromissos, queremos firmar um calendário definitivo de eventos, e festivais para atrair o turista para Cáceres”, finalizou o prefeito.
Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira, a reunião com os membros do Conselho representa o resgate da união de forças para o desenvolvimento do município. “Estamos resgatando o valor do relacionamento entre o Conselho de Turismo e o Executivo municipal para agregar valor ao nosso maior potencial econômico. Estamos muito otimistas com o desenvolvimento desta relação”.
A presidente do Conselho, Rosangela Lazari, acrescentou que a reunião do Contur foi muito produtiva. “O prefeito apresentou as dificuldades enfrentadas pela prefeitura, mas houve o entendimento de que essas dificuldades serão resolvidas por meio de uma gestão compartilhada, com a participação de todos. Nós estamos encarando este momento como uma renovação na gestão política da nossa cidade”, concluiu.
JANELA PARA O MUNDO
O Conselho Municipal de Turismo é um órgão formado por 19 representantes do governo, prestadores de serviço, trabalhadores, empresários e de mais representantes do segmento do turismo além da sociedade organizada. Cabe ao Contur a responsabilidade de gerir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo na cidade.
Em parceria com o poder executivo, num trabalho articulado, o trabalho para a melhoria desta área é mais rápido, com a garantia de participação direta da população.
Além disso, o Contur também está inserido no Conselho Gestor do Destino Indutor do Turismo. Cáceres é um dos 65 municípios do país elencado como Destino Indutor.
Conforme o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, os destinos indutores do desenvolvimento turístico regional deverão devem possuir infra-estrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor ou distribuidor de fluxos turísticos, ou seja, são aqueles capazes de atrair ou distribuir um número significativo de turistas para seu entorno e dinamizar a economia do território em que estão inseridos.
Esses destinos indutores terão a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros dos quais fazem parte e, consequentemente, nas regiões turísticas.