Em reunião no gabinete da Prefeita Municipal, profissionais da enfermagem do Município de Cáceres demandaram do pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, e acataram a proposta da Prefeita em conjunto com os vereadores presentes.
“O Piso Nacional da Enfermagem fixa o pagamento de R$ 3.325,00 para os técnicos em enfermagem. Porém, não indicou as fontes de financiamento. Essa etapa já está superada em Brasília e aguarda uma medida provisória para que seja cumprida a Emenda Constitucional 127 e o dinheiro seja transferido para os municípios.
Para suprir esse lapso temporal, a Câmara Municipal devolverá, durante 3 meses, a sobra do duodécimo, ou seja, o dinheiro enviado pela prefeitura para a Câmara, cuja sobra é devolvida no fim do ano, será devolvido mensalmente. Do mês de janeiro, essa sobra foi de mais de 300 mil reais”, explicou o vereador Cézare Pastorello, que esteve presente no Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres e no Gabinete da Prefeita.
O pagamento aos servidores será feito na forma de abono, sendo um abono a cada devolução feita pela Câmara. Esse abono não impactará no limite de pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para o vereador Landim, presidente da Câmara Municipal, a devolução antecipada é uma demonstração de união entre os poderes para resolver um problema que poderia resultar em uma greve dos servidores, prejudicando toda a população.
A categoria continuará mobilizada, tendo em vista que o movimento é nacional, e entendem que essa não é uma solução definitiva.