Clube Humaitá: diretoria emite nota de esclarecimento sobre situação das piscinas
Por diretoria ECH
17/01/2013 - 12:19
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Diretoria do Esporte Clube Humaitá, em função de noticias veiculadas através da imprensa, nomeadamente mídias sociais, de que o Esporte Clube Humaitá é um “mega”criadouro do mosquito transmissor da Dengue, vem a público esclarecer a sociedade cacerense alguns fatos inerentes aos comentários veiculados e que não traduzem a realidade.
1º-Face ao estado que se encontravam as instalações do Esporte Clube Humaitá após vários anos de abandono, alguns sócios se dispuseram em caráter emergencial a assumir a administração do Clube, para evitar a depredação e destruição de um clube que faz parte da história da cidade de Cáceres. Nesse sentido em 27 de julho de 2011 esta diretoria foi empossada.
2º-Consciente que o modelo de Clube Social na sociedade moderna tem poucas chances de sobrevivência, e que na maioria das cidades esse tipo de Clube tem sido fechados, essa administração vem tentando há alguns meses junto a algumas instituições sociais, entre elas a Fundação Terezinha Mendes, Prefeitura Municipal, uma forma de ceder as instalações físicas do Clube com o objetivo de disponibilizar esse espaço valioso para que se tenha um melhor aproveitamento para toda a população de Cáceres.
3º- Essa administração com muita dificuldade vem angariando alguns recursos, fruto em sua maioria de aluguel da quadra esportiva, para recuperar parte da estrutura física do prédio, além de constantemente combater a contaminação da água e infestação de mosquitos com uma quantidade de cloro e algicida (que não é suficiente)conseguida com os pouquíssimos recursos angariados. A manutenção de um parque aquático das dimensões da edificada na sede do Esporte Clube Humaitá, envolvendo a piscina, tubulações, filtros e bombas é altamente onerosa e por isso necessitaríamos de um volume de recursos que na prática tem se tornado inviável.
4º- A Diretoria do Clube lamenta profundamente que pessoas sem conhecimento dos esforços dispendidos por esta diretoria nos últimos anos, e sem conhecimento técnico sobre a contaminação e proliferação de mosquitos da dengue nas águas do referido clube, teçam comentários desabonadores ao nosso trabalho. Baseada apenas em fotos e na coloração esverdeada da água proveniente da presença de algas(que não trazem prejuízos diretamente à saúde humana)e desprovidos de qualquer análise técnica ou cientifica, teceram criticas contra um trabalho de prestação de serviços que esta diretoria vem disponibilizando à sociedade, sem nenhum tipo de remuneração, muitas vezes deixando de lado os serviços profissionais particulares.
5º- A corroborar essas nossas afirmações, temos um TERMO DE VISTORIA de Nº 5979 de 16 de Janeiro de 2013, emitido pela Vigilância Sanitária Municipal contendo orientações sobre a necessidade de um melhor tratamento das águas das piscinas do Clube, e ao mesmo tempo afirmando NÃO HAVER ENCONTRADO LARVAS DO AEDeS AEGYPTI (mosquito transmissor da dengue) NAS ÁGUAS DA PISCINA DO ESPORTE CLUBE HUMAITÁ.
6º- Convidamos as pessoas que estão incomodadas com esta situação, que juntem esforços com a diretoria do Esporte Clube Humaitá, no sentido de dar o melhor aproveitamento a este espaço físico que é propriedade de todos os cacerenses.
CÁCERES, 17 DE JANEIRO DE 2013
ESPORTE CLUBE HUMAITÁ
DIRETORIA