As águas do rio Jauru começam a invadir o distrito do Limão, a 70 quilômetros de Cáceres, colocando em risco de inundação dezenas de casas nas imediações da comunidade. A enchente já era anunciada. Há informação de que as PCHs localizadas em Jauru e Indiavaí, abriram as comportas das barragens para reduzir o acúmulo de água provocado pelas chuvas.
Moradores afirmam que, o volume de água aumenta de forma rápida. Na manhã deste sábado (25/03), segundo eles, a água já ultrapassou a barranca do rio chegando nas casas de vários moradores ribeirinho. Informam de que o nível do rio aumentou cerca de 20 centímetros em menos de 24 horas.
Apesar da preocupação, os moradores foram alertados do perigo. Assim que informada da decisão das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de abrir as comportas das barragens para despejar o acúmulo de água, a Defesa Civil Municipal, emitiu um alerta, sugerindo que os moradores locais se precavessem para que não fossem pegos de surpresa.
“Assim que checamos com a Defesa Civil Estadual a informação sobre a abertura das comportas das barragens entramos em contato com os moradores para que fiquem em estado de alerta. A intensão é preveni-los para que não sejam pegos de surpresas como no ano anterior” ressaltou a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Andrelina Magali da Silva.
Na prevenção de eventual necessidade, de acordo com a coordenadora, a Defesa Civil Municipal já elaborou um Plano de Ação Emergencial, com a participação do Exército e Marinha, no sentido de socorrer os moradores. Levando em conta, conforme Magali, de que essa não é a primeira vez que as PCHs tomam a decisão de abrir as comporta das barragens.
“Já dispomos de um Plano de Ação Emergencial envolvendo o Exército e Marinha para um eventual socorro. A exemplo do que ocorreu no ano passado quando tivemos que deslocar para a comunidade do Limão para socorrer dezenas de moradores que tiveram as casas inundadas, após o transbordo do rio”.
Há informação ainda que, além de moradores do distrito do Limão, próximo de Cáceres, os de Porto Esperidião, também correm perigo. Um morador local informou que, o nível do rio Jauru, que também passa pelo município, está subindo rapidamente acima do normal.
Rio Paraguai
Em Cáceres, o nível do rio Paraguai deve ultrapassar os cinco metros, nas próximas horas. Subiu 12 centímetros nas últimas 24h. Passando de 4.84 metros na sexta-feira para 4.96 metros, nas primeiras horas da manhã deste sábado.
A aferição, de acordo com um agente fluvial, é feita habitualmente, às 6h da manhã. No entanto, segundo ele, às 8h já estava com 4.98. Subiu 2 centímetros em duas horas. A média de um centímetro por hora. O nível de alerta do rio Paraguai é de 5.40 metros.
Com 4.96 metros neste sábado, previsão é de que o Rio Paraguai ultrapasse os 5 metros no domingo
A exemplo da Defesa Civil Municipal, no caso da enchente do rio Jauru, a Marinha do Brasil, em Cáceres, também emitiu um alerta aos usuários do rio, principalmente, para aos navegadores de pequeno porte.
Conforme a Marinha, as embarcações de pequeno porte devem redobrar a atenção pois, com o rio cheio, áreas que antes não alagavam, hoje estão com a água em nível elevado. É importante lembrar que o uso de coletes salva-vidas é obrigatório em qualquer embarcação.
Sobre o monitoramento do Rio Paraguai
A marinha começou a fazer o monitoramento e a medição do Rio Paraguai no ano de 1966, e até hoje vem fazendo o acompanhamento constante. Os dados são enviados para o Centro de Hidrografia da Marinha, que fica no Rio de Janeiro (RJ).