A Câmara de Cáceres debate uma destinação para o prédio Portal Turístico Temático de Cáceres, mais conhecido como "Caranguejão". A estrutura, que fica na entrada da cidade, às margens da BR-070, está abandonada há quase 20 anos, servindo como depósito de lixo e espaço para usuário de drogas, prostituição e sexo.
Quem levanta a questão é o vereador Isaías Bezerra. Na sessão ordinária do último dia 27 de março, ele teve a Indicação 238/2023 aprovada por unanimidade pelo parlamento. No texto, ele propõe à prefeitura que o Caranguejão seja um espaço multiuso, que abarque diferentes instituições estaduais e municipais.
"O espaço está na entrada da cidade e tem que servir como referência para os visitantes. Então, ali pode ter informações dos pontos turísticos, 'café lanche 24 horas' para os caminhoneiros e até um postinho para aferir a pressão arterial, e os motoristas saberem do seu estado de saúde", sugere o parlamentar.
Bezerra enfatiza que ele foi procurado por muitos moradores da região que se dizem "preocupados" com o estado de abandono do Caranguejão, que começou a ser construído em 2004, mas que nunca funcionou de fato.
Além da prefeita Eliene Bezerra, a indicação foi encaminhada ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; e ao governador Mauro Mendes. Para o DNIT, porque o órgão é dono de parte da área onde está construído Caranguejão. E para o governo, porque ele foi o responsável pela construção do prédio.
Os órgãos envolvidos têm até 30 dias para responder à indicação do vereador Isaías Bezerra aprovada pela Câmara de Cáceres.
Por Marcio Camilo