A Prefeitura de Cáceres, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informou que o rio Jauru, voltou a transbordar na última quinta-feira (13/04) e deixou a comunidade em estado de Alerta.
Segundo a Coordenadora da Defesa Civil, Andrelina Magali, depois das fortes chuvas e abertura de comportas de pequenas usinas, o rio Jauru ultrapassou os 5 metros.
Magali explica que quando chove muito na região de Porto Esperidião, aumenta o nível do rio e dois dias após ele sobe também nas comunidades de Porto Limão e Alambrado.
“Viemos ontem e acompanhamos a situação. Emitimos um sinal de alerta e pedimos para que as famílias deixassem suas casas, pois a água estava invadindo os imóveis. Quero agradecer a parceria do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro nesta ação”, reconheceu Magali.
A Defesa Civil e os parceiros Bombeiros e Exército realizaram uma abordagem na comunidade para alertar as famílias que insistem em permanecer em suas residências e orientaram os riscos que elas correm.
Magali explicou que apenas algumas famílias resistiram e não quiseram deixar suas casas. “Mesmo assim retiramos dois casais de idosos e os levamos para famiiares na sede da comunidade. Com relação aos outros orientamos, levamos um caminhão e uma embarcação para facilitar a mudança e a retirada de móveis e alimentos e mesmo assim se recusaram a sair”, divulgou Magali.
A prefeita Eliene Liberato Dias, observou que desde o primeiro sinal de que poderiam haver inundações a prefeitura preparou um plano de ação para monitorar e ajudar essas famílias. “Fizemos um plano emergencial, monitoramos todos os dias desde o primeiro sinal de enchente, entregamos panfletos informativos, roupas em parceria com a Marinha, cestas básicas com a Assistência Social. Não medimos esforços para estar presentes, e estamos de prontidão. Aproveito para parabenizar a Defesa Civil de Cáceres pelo trabalho que vem realizando eos parceiros que são fundamentais”, concluiu Eliene.