A morte do técnico em enfermagem Erivelton Luciano Silva Martins, aos 43 anos, de Covid-19, não dever ficar em vão. Pela memória dele, dos colegas que também faleceram e em respeito a todos os profissionais da saúde que atuaram incansavelmente na linha de frente contra a Covid-19, o Vereador Prof. Leandro (União Brasil) protocolou, na sessão plenária desta segunda-feira (8), o Projeto de Lei Nº 028, que institui o Dia e a Semana Municipal da Gratidão em Reconhecimento aos Profissionais da Saúde do Município de Cáceres (MT) e cria a honraria “Enfermeiro Erivelton Luciano Silva Martins”, para ser entregue a um profissional de destaque por ano.
Nano faleceu dia 23 de julho de 2020, deixando esposa e três filhos. Lutou por 16 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, para onde foi transferido.
“Encontrei por esses dias com familiares do Nano, como Erivelton era carinhosamente conhecido, e percebi como ainda é grande a dor por essa perda. Na verdade, sua morte comoveu a sociedade cacerense como um todo e chegou a hora de honrá-lo e aos demais profissionais que faleceram e aos outros tantos que correram riscos em sua função”, disse Leandro.
O Dia Municipal da Gratidão em Reconhecimento aos Profissionais da Saúde proposto por Leandro é 23 de julho, data de morte de Erivelton. Já a Semana Municipal seria celebrada, anualmente, naquela quer coincidir com esta data.
A proposta é oportunizar a promoção de eventos e ações voltados a destacar a luta diária desses profissionais e a sua essencialidade à saúde e ao bem-estar dos cidadãos.
O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, iniciando trâmite na Câmara Municipal. Após passar pelas comissões, voltará ao plenário para ser votado e posterior sanção do Executivo.