O município de Cáceres está sediando hoje (05/05), nos períodos matutino e vespertino, no auditório da DRE, o Encontro Regional do ALFABETIZA-MT, com secretários municipais e coordenadores do programa.
O evento é uma parceria da Prefeitura de Cáceres, Diretoria Regional de Ensino – DRE e UNDIME.
12 municípios que compõem a regional DRE sudoeste participam do encontro, o anfitrião Cáceres, Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
O ALFABETIZA tem como coordenadora regional a professora doutora Maria Clara Ede Amaral, da DRE de Cáceres, e como coordenadora municipal a professora especialista da SME, Ana da Guia Magalhães.
Ana Clara Ede explica que o ALFABETIZA visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização de crianças até o segundo ano do ensino fundamental. “O programa prescinde de estrutura de gestão, criação de instrumentos legais e assinatura do termo de cooperação técnica pelo Estado e prefeitos para segurar as Crianças o direito alfabetização na idade certa”, observa a coordenadora regional.
O secretário de Educação de Cáceres Fransérgio Rojas Piovesan, que também representa a prefeita Eliene Liberato Dias, destaca que um dos objetivos da adesão do município ao programa, é acreditar na melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas municipais, buscando alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental.
“A realização desse segundo encontro regional em Cáceres é o momento onde todos os dirigentes, coordenadores e professores alfabetizadores podem expandir seus conhecimentos e contribuir com a alfabetização dos alunos desses 12 municípios”, avalia Fransérgio.
O professor doutor Isaltino Alves Barbosa, coordenador estadual do ALFABETIZA MT, ressalta a estrutura e perspectivas pedagógicas do programa e exalta que o regime de colaboração com os municípios, busca a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso. “As aprendizagens essenciais devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares, o processo de alfabetização deve ser assumido como um compromisso social a ser realizado até o 2º do Ensino Fundamental. Sendo assim, é imprescindível fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado de Mato Grosso e todos os municípios”, conclui Isaltino
Participam do evento, Vanilda Carvalho Mendes, secretária executiva da UNDIME, Soeli Rossi, Diretora DRE Cáceres, Maria Aparecida Silva Rodrigues, presidente regional da UNDIME, Tamires Ribeiro, analista de implementação da Fundação Bem Comum e Nilceia Saldanha Carneiro, coordenadora de gestão pedagógica.