Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Denúncia: Sem transporte escolar dezenas de crianças ficam sem aulas em zona rural de Cáceres; secretário vê 'politicagem barata da oposição'
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
05/05/2023 - 13:37

Foto: reprodução

Dezenas de crianças, estudantes do pré-escolar e ensino médio da escola municipal Laranjeiras II, zona rural, de Cáceres, a 60 quilômetros do município, deixaram de estudar, há vários dias, porque os ônibus que realizam o transporte dos alunos não conseguem chegar a escola devido a precariedade das estradas.

A denúncia foi feita na Câmara Municipal pela moradora da comunidade, Vanuza Soares dos Santos. “Várias crianças do pré-escolar com idade entre 4 e 5 anos estão sem estudar, assim como alunos do ensino médio. Os ônibus não conseguem passar para levar os alunos porque as estradas estão intransitáveis”.

Secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Wesley de Souza Lopes, admite a situação ao explicar que os serviços de recuperação das estradas da região foram suspensos, no final do ano passado, em razão da quebra de uma máquina e, posteriormente, pelas chuvas que castigaram todo município.

O secretário avalia que “a oposição está usando isso (má condições das estradas) para fazer politicagem barata” e que “a prefeitura está com cinco frentes de trabalho, em toda região, mas não conseguimos atender à todos à tempo por que não tem tanto maquinário” (Abaixo a íntegra da explicação).

 

Secretário Wesley Lopes vistoriando estradas com a prefeita Eliene Liberato Dias

 

Na manifestação, realizada durante a sessão da Câmara, da última terça-feira (02/05), Vanuza disse que, além de dezenas de alunos que estão fora das salas de aula, o posto de saúde do local também não funciona. E, que a intenção será recorrer ao Ministério Público, para solucionar o problema.

“Uma moradora disse que irá recorrer ao MP. Além das crianças que estão fora das salas de aulas, o posto de saúde também não funciona” diz acrescentando que: “Nós também somos pagadores de impostos. Queremos que lembrem de nós, da nossa comunidade, agora, não apenas, no período de eleições para pedir votos”.

O que diz o secretário?

Secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Wesley de Souza Lopes, admite a situação ao explicar que os serviços de recuperação das estradas da região foram suspensos, no final do ano passado, em razão da quebra de uma máquina e, posteriormente, pelas chuvas que castigaram todo município.

“Começamos a fazer o serviço das estradas na Laranjeiras, no final do ano passado. Trabalhamos cerca de 12 dias. Mas, fomos obrigados a paralisar porque a máquina quebrou. A bomba injetora dela fundiu. Trouxemos para consertar. Mas, logo em seguida veio a chuvarada e ficamos sem condições de voltara para concluir os serviços”.

Lembrou que na época garantiu aos moradores que assim terminasse os serviços de recuperação das estradas do Limoeiro, voltaria para concluir o das estradas da Laranjeiras, mas que também não foi possível por causa das chuvas.

No entendimento do secretário, a moradora estaria aliada ao grupo de oposição da administração para usar fazer “politicagem barata”.

“Do jeito que essa mulher fala fica parecendo que a gente não está trabalhando. Mas, estamos sim. Estamos com cinco frentes de trabalho na zona rural. Na região da Bom Tempo, Limoeiro, Roça Velha, Caramujo e no quilômetro 14 próximo ao rio Cabaçal”.

Reafirmou  que “as chuvas castigaram quase todas as nossas estradas que estão praticamente intransitáveis. Mas, isso não aconteceu só em Cáceres, mas em vários outros municípios do Estado. E, infelizmente, o pessoal está usando isso para dizer inverdades e fazer politicagem barata”.

Wesley Lopes justificou que “a prefeitura está trabalhando, mas não conseguimos atender a todo mundo ao mesmo tempo porque não temos tanto maquinário assim”.

 

 

 

 

Carregando comentarios...