O Município de Cáceres está presente em Corumbá – MS, no Workshop Lideranças Sustentáveis, promovido pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul, e que acontece de 08 a 13 de maio.
O evento está inserido no Pró-Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal.
As ações visam a promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo e da economia criativa, com a sustentabilidade como eixo transversal nessas iniciativas.
Representam o município de Cáceres o secretário municipal de Planejamento, Leandro Martins, a coordenadora de Turismo, Alessandra Castilho e o artista plástico Carlinhos Viana.
Participam do encontro os municípios mato-grossenses de Cáceres, Itiquira, Lambari D’Oeste, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Barão do Melgaço, e os sul-mato-grossenses Corumbá, Ladário, Coxim, Campo Grande, Miranda e Aquidauana .
A coordenadora Alessandra Castilho destacou que o Programa Pró-Pantanal já está sendo realizado há dois anos com a finalidade de integrar as cidades do Pantanal mato-grossense e desenvolver políticas econômicas sustentáveis. “Elaboramos nosso plano municipal de turismo, inventário de oferta turística, e um roteiro turístico para ser ofertado aos visitantes, já como ações do programa”, noticiou Alessandra.
Ela disse que a participação de Cáceres é uma oportunidade de integração. “Visitamos a prefeitura de Corumbá e nos reunimos com os secretários de turismo de Ladário e Coxim, para falar de turismo e políticas desenvolvimento da modalidade. Agradeço a prefeita Eliene Liberato Dias por apoiar o programa Pró-Pantanal e nossa vinda para Corumbá”, discorreu Castilho.
O secretário Leandro Martins falou que reunir lideranças de municípios pantaneiros dos dois estados, visando a preservação e fomento de iniciativas econômicas sustentáveis no Pantanal é uma forma de tratar da integração e estruturação de ações nesses territórios.
“Como secretário de Planejamento vejo que estes encontros são oportunidades para traçarmos ações estratégicas para a economia através do turismo sustentável. Temos um potencial turístico e uma cultural incrível, porém a oferta deve respeitar a sustentabilidade do meio ambiente”, avaliou Leandro Martins.
Concluindo o artista plástico Carlinhos Viana, que explora muito em seus temas a natureza e o pantanal, produzindo obras que clamam pela sustentabilidade, citou a importância do Pró-pantanal para os municípios e da preocupação do desenvolvimento dessas cidades sem se esquecer das questões ambientais. "Tudo muito oportuno", finalizou Carlinhos.