A prefeita Eliene Liberato Dias, inaugurou na tarde do último dia 17, o ambulatório de atendimento e acolhimento à população LBGTQIA+, Samantha Armando Lima da Silva.
O espaço fica no prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), no bairro DNER.
Eliene enalteceu que Cáceres é o primeiro município do estado de Mato Grosso a instituir uma política de saúde LGBT.
“Somos pioneiros e estamos entregando um ambulatório com muita qualidade na sua implantação, que vai ofertar um atendimento distinto e humanizado, com o objetivo de promover saúde e melhoria social” destacou a prefeita.
Eliene disse que é preciso um olhar mais atento as demandas da comunidade LGBT e que o novo ambulatório faz parte da política municipal de atenção à saúde dessa população, que busca o respeito aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais enfrentando o estigma, o preconceito e a discriminação. “Infelizmente o preconceito contra a comunidade LBGT é fruto de uma sociedade machista. Eu, por ser mulher, também sofro preconceito diariamente de pessoas que acham que mulher não tem competência para administrar”, confidenciou.
O secretário de Saúde Vitor Miguel, comemorou a conquista e disse ser a sua primeira placa de inauguração de muitas que estão por vir. “Com este ambulatório Cáceres amplia o acesso da saúde pública para esta população. É um grupo que muitas vezes se afasta das unidades de saúde por conta do preconceito e aqui terão acolhimento e atendimento humanizado”, reiterou Vitor Miguel.
A gerente do CTA/SAE, Vanderly Muniz, também vai gerenciar o ambulatório e reconheceu o empenho da prefeita Eliene Liberato e do secretário de Saúde Vitor Miguel, para que este importante equipamento fosse implantado no município. Vanderly também destacou a importância social e financeira que a unidade trará para o município. “Seremos o terceiro município do estado com mais repasses para custeio do SAES, passamos de R$ 134 mil para R$ 283 mil reais, é mais que o dobro”, avaliou Muniz.
Os vereadores Cezare Pastorello, Valdeníria Dutra e Pedrinho do PT, prestigiaram o evento e destacaram a relevância do ambulatório como política integral de saúde pública à população LBGT , o que torna Cáceres uma referência estadual.
Participaram ainda da inauguração, Alba Valéria, gerente de Vigilância de Agravos e doenças endêmicas da Secretaria de Estado de Saúde, Cibele Simões, presidente da 3ª Subseção da OAB, o nutricionista Felipe Rodrigues, responsável técnico pelo ambulatório e o Dr. Yago Matos, médico clínico responsável pelo ambulatório Samantha Armando Lima da Silva.
Autoridades civis e militares também estiveram da solenidade, entre elas o Coronel PM Óttoni César , Tenente BM Amaurício, Investigadora de Polícia Civil, Ana Tereza Carvalho, a professora doutora Leila Gattass, coordenadora do curso de Medicina da Unemat e a advogada Evely Bocardi, coordenadora do curso de Direito da Fapan.