Uma nova ação de combate ao furto de energia em Mato Grosso flagrou uma fraude em um condomínio de luxo em Rondonópolis. O desvio foi encontrado no medidor do imóvel, que estava sem os lacres originais e teve seus circuitos internos adulterados para registrar um valor menor do que havia sido consumido.
“O furto é um crime onde todos perdem, perde o estado que tem impostos sonegados, perde o cliente que paga pelos furtos na tarifa e perde a empresa que poderia estar investindo ainda mais na rede de distribuição. Trate-se de um grande esforço para encontrar quem está lesando o nosso estado”, destacou o coordenador de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Danilo Rezende. Para se ter uma ideia, só no ano passado fraudadores de energia deixaram de pagar mais de R$ 100 milhões ao estado.
Centro de inteligência contra furtos
A Energisa monitora os casos de furto por meio de um centro de inteligência integrado, que está cruzando dados de consumo com serviços de campo. O trabalho é realizado com o apoio da polícia civil e dos próprios clientes, que estão cada vez mais denunciando casos suspeitos. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo site da Energisa (www.energisa.com.br, pelo Call Center (0800 646 4196) e pelos canais digirais: Energisa On e WhatsApp (Gisa - (65) 99999-7974). Na ocasião, será necessário, apenas, informar o local a ser verificado. “Tem muitos casos pra aparecer! Tem muita gente honesta, que usa a luz e paga suas contas em dia sendo prejudicada. Fora o risco a segurança com a violação do sistema,” reforçou o coordenador de combate a perdas.