Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura e parceiros celebram o dia mundial do meio ambiente com gincana, cursos e plantio de árvores
Por Esdras Crepaldi
05/06/2023 - 17:15

Foto: Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres, mantendo a tradição de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda–feira (05 de junho), firmou parceria com o Laboratório Educare da Unemat e as Ongs Jovens da Biosfera Pantanal e Instituto Gaia.

Os parceiros inseriram nas atividades desta semana, a participação do corpo docente e alunos da Escola Municipal Erenice Simão Alvarenga.

As atividades começaram nesta manhã (05), nas dependências do Daveron,  onde os estudantes participaram de uma Gincana Ambiental, realizada de forma lúdica, com o objetivo de promover a sustentabilidade, utilizando o brincar e a diversão com o jogo pedagógico Ar, Terra, Solo e Água, onde as crianças viveram experiências reais  da necessidade de proteger o meio ambiente.

Já no dia 06, os organizadores ministram o curso  de Compostagem e promovem o plantio de árvores, envolvendo os alunos na sede da escola, no bairro Nova Era.

No dia 07 as mesmas atividades se repetem porém para professores e servidores do estabelecimento de ensino.

O Coordenador de Meio Ambiente, Diego Senn, explicou que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU com o objetivo de alertar as populações sobre os problemas ambientais e a importância da preservação do meio ambiente.

Para ele estas ações são muito importantes porque envolvem crianças. “Além da gincana ambiental eles vão aprender o que é compostagem, para quê e por quê compostar, compostagem doméstica materiais e prática, e composteira em leira” informou Diego.

A ambientalista Maura Rodrigues,  da Ong Jovens da Biosfera do Pantanal, observou que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. “Hoje estamos aqui em uma atividade lúdica com essas crianças da Escola Erenice Simão Alvarenga, trabalhando com  foco na educação ambiental. Mostrando em atividades práticas e divertidas a importância de se preservar, é uma sensibilização educativa para a preservação”, observou Maura.

Ela concluiu enaltecendo o trabalho realizado pela professora Solange Ikeda do Laboratório Educare da Unemat, pela signifcativa contribuição às causas ambientais e preservacionistas dos mananciais do pantanal. 

Carregando comentarios...