A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu duas mil vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos de graduação presenciais. Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas últimas cinco edições podem participar do processo com aproveitamento de nota.
As inscrições começam na próxima quarta-feira (7) no site da instituição e encerram no dia 14 deste mês.
As vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, nos câmpus do Araguaia (503); de Cuiabá (960); de Sinop, ao norte do estado (523); e de Várzea Grande, região metropolitana da capital (130).
São para ingresso no primeiro e no segundo semestres do ano letivo de 2023, conforme resolução do calendário acadêmico da UFMT.
No ato da inscrição, o estudante deve informar a vaga pretendida por curso de graduação e câmpus de oferta a partir da relação que está presente no edital, que prevê a possibilidade de alterações durante o período de inscrições.
O processo seletivo acontece exclusivamente com base nos resultados do Enem, em que os candidatos serão classificados por ordem da pontuação. Para candidatos que tenham realizado mais de uma edição do Enem, a seleção já considera automaticamente a maior pontuação.
O critério de desempate será a nota da redação. Persistindo o empate, a prioridade de matrícula será do candidato com renda familiar inferior a dez salários mínimos ou menor renda familiar.
O resultado dos selecionados será divulgado no dia 19 deste mês no site da instituição, pela opção Portal de Ingresso da UFMT.
A primeira convocatória será no dia 22 deste mês e a pré-matrícula será online, com envio de documentos digitalizados entre os dias 23 e 27, segundo a instituição.