Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Festival de Pesca de Cáceres terá aplicativo, informações e transmissões em tempo real
Por Sinézio Alcântara
03/06/2023 - 14:35

Foto: divulgação

A origem, retrospectiva, economia, avanços, cultura, shows e a preservação do rio Paraguai – local onde se desenvolve as provas de pesca – foram destacados, na noite de sexta-feira (02/06), no lançamento da 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (40º FIPe).

     “O rio Paraguai pede socorro. Temos a obrigação de salvá-lo. É visível a redução do estoque pesqueiro” alertou, a prefeita Eliene Liberato Dias, chamando atenção para a preservação ambiental, um dos principais objetivos do festival, lançado há mais de 40 anos.

      Outro momento marcante: a emoção do secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni ao relatar, as dificuldades, o empenho, mas, principalmente, a importância do festival e a demonstração de confiança da prefeita em atribuir a ele a missão de realiza-lo.

      Ao se pronunciar, o secretário não se conteve e foi às lagrimas sendo consolado pela prefeita Eliene e pelo vice-prefeito Dr. Odenilson Silva.

      Realizado na sede da secretaria, o evento teve início com uma apresentação de dança folclórica pelo Grupo Chalana. Único dos idealizadores do festival ainda com vida, o jornalista Luizmar Faquini, falou sobre a origem do FIP, lembrando que foi criado, quase que por acaso, em 1983 em Barra do Bugres.
     Os professores universitários Maria do Socorro e Acir Montecchi, abordaram sobre o trabalho documental relacionado as 40 edições do festival. Um dos mais antigos servidores do município, ligados a cultura, Claudionor Duarte, fez uma retrospectiva, destacando os avanços do FIP durante os 40 anos.
    Outro fator que deverá revolucionar o festival, a partir da 40ª edição, serão os avanços tecnológicos. Diretor do Centro de Inovação Redes inteligentes e Soluções Criativas (RISC) da Universidade do Estado de Mato Grosso, Robson Júnior “Robinho” destacou que, toda programação será inovada tecnologicamente.

     “Essa inovação irá permitir que todo festival – desde as inscrições sejam realizadas via internet – com transmissão em tempo real de toda programação. O peixe capturado no rio, durante as provas, os shows artísticos, os eventos esportivos, o resultado das competições” assegurou.Economia
        A perspectiva, de acordo com o secretário Cláudio Henrique é de que, além de geração de empregos, com centenas de postos de trabalhos, de variados setores, o FIPe irá proporcionar mais de R$ 15 milhões na economia do município.

      “A previsão é de que, além de centenas de empregos, diretos e indiretamente, através do aquecimento do comércio, ocupação da rede hoteleira, entre outros, o festival irá gerar cerca de 15 milhões, durante os quatro dias”.

        O Festival Internacional de Pesca Esportiva – FIPe de Cáceres é realizado pela prefeitura municipal, com apoio do governo do Estado, Assembleia Legislativa e Ministério do Turismo, com a participação direta da Unemat, comércio e Câmara Municipal.   

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...