Para que um cidadão brasileiro consiga suprir todas as suas necessidades mais básicas, seria preciso receber um salário mínimo de R$ 6.652,09, segundo aponta pesquisa divulgada nesta semana pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Hoje, trabalhadores brasileiros recebem um piso de R$ 1.320.Alguns estados possuem salário próprios, mas nenhum deles chega perto do patamar ideal que foi definido pelo Dieese nesta semana.
O salário mínimo ideal é mais de 5 vezes maior do que o salário real. Na prática, os números indicam que uma família que recebe apenas um salário mínimo certamente tem muita dificuldade para se manter, já que o dinheiro precisa ser dividido para comprar comida, pagar contas, fazer a feira e realizar uma série de outras atividades pagas no dia a dia.
Para chegar a estes números, o Diesse considera os preceitos da Constituição Federal, que indicam que o brasileiro tem direito a alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. A partir destas informações, o Departamento calcula quanto seria necessário receber para bancar todos estes direitos.