O município de Cáceres está entre os 67 municípios brasileiros que alcançaram a meta dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique) dentro da iniciativa do Selo UNICEF, edição 2021/24, aderido pela prefeitura no início da gestão da prefeita Eliene Liberato Dias.
Segundo o secretário municipal de Educação Fransérgio Rojas Piovesan, o Indique é uma ferramenta que oferece às equipes de educadores um instrumento adicional de apoio ao trabalho educacional.
Fransérgio observou que as orientações da UNICEF focam na compreensão de pontos fortes e fracos, e a maneira que cada instituição de educação infantil pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.
Piovesan parabenizou toda equipe da SME que contribuiu para que Cáceres cumprisse antes do prazo estipulado, as metas solicitadas.
Entre as competências dos indicadores de qualidades cumpridas pela educação municipal estão os registros das práticas qualificadas na educação infantil e de atividades de enfrentamento ao fracasso escolar.
Fransérgio disse que a educação na gestão da prefeita Eliene Liberato tem avançado muito e sido tratada com prioridade pela administração.
“Esta classificação obtida no Indique de estar entre os 67 primeiros municípios do Brasil demonstra o comprometimento dos profissionais da educação que conseguiram em tempo estabelecido aferir a qualidade educacional e assim traçar metas e planejar ações que beneficiem nossos alunos. Eles estão de parabéns” ressaltou Fransérgio.
A prefeita Eliene Liberato Dias comemorou o resultado e fez questão de felicitar toda equipe da secretaria de educação, indistintamente, pelo empenho dedicado e destaque alcançado nacionalmente. “Quero parabenizar cada profissional da secretaria de educação por esta conquista, um belíssimo trabalho de todos que reforça nosso slogan, Juntos Somos Mais Fortes”, reconheceu a prefeita de Cáceres.
Para Eliene os indicadores do Selo UNICEF servem para fortalecer as ações da educação municipal. “Por isso não temos medido esforços em melhorar a estrutura física e pedagógica das nossas escolas, oferecer um transporte escolar e merenda de qualidade, distribuir kits e materiais escolares e tantos investimentos feitos na educação para propiciar ambientes adequados e mais qualidade no ensino aprendizagem de nossos alunos”, concluiu a gestora.