Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Marinha vai instaurar Inquérito para apurar afundamento de lancha na largada do FIPe em Cáceres
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
10/07/2023 - 09:36

Foto: reprodução

   A Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial, em Cáceres, irá apurar o abalroamento que provocou o afundamento de uma lancha, com três pescadores, que participavam do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (40º FIPe), na manhã de domingo.

    O abalroamento ocorreu, nas imediações da ponte Marechal Rondon, minutos após a largada da prova de pesca embarcada motorizada. A lancha “Cuyabaninho” foi atingida por outra de maior porte.

    O impacto destruiu o motor e por pouco, parte da estrutura não atingiu a cabeça de um dos ocupantes. Mesmo assim ele foi levado e submetido a avaliação médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, liberado.

     Pai de um dos integrantes da equipe, o delegado de polícia, Alex de Souza Cuyabano, em contato com o site Expressão Notícias, relatou que após afundar a lança com os pescadores, a outra embarcação acelerou e evadiu-se do local, sem prestar qualquer ajuda.

      Informou ainda que, uma embarcação da Marinha passou pelo local, porém, não parou para prestar socorro ou lavrar ocorrência. E, que os tripulantes foram salvos por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Frisou que a equipe não foi procurada ou assistida pela Comissão Organizadora do FIPe.

 

 

Comandante da Marinha afirma que nada fugiu do controle

            Capitão-tenente Magno Luiz de Moura, comandante da Marinha, em Cáceres afirmou que já determinou a instalação de um Inquérito Administrativo para apurar o caso. Disse que durante as provas de pesca motorizada do FIPe as ações de segurança foram feitas de forma coordenada entre a Marinha e Corpo de Bombeiros.

            Justificou que “no momento do abalroamento a força que estava mais próxima era o Corpo de Bombeiros, que imediatamente, atendeu a ocorrência. A embarcação da Marinha deu prosseguimento ao evento. De forma que nada fugiu do controle. Num evento desses isso chega a ser normal diante do número de embarcações”.

            O comandante Magno Moura informou ainda que já entrou em contato com o proprietário da embarcação colhendo maiores informações para apurar o caso. “Já entrei em contato pessoalmente com o delegado Alex. A Marinha como autoridade marítima vai instaurar Inquérito Administrativo para apurar os fatos. Possíveis causadores e as circunstâncias”

 

 

Carregando comentarios...